Atenção microbiologistas! Anvisa cadastra laboratórios de microbiologia do país

Por Brunno Câmara - quarta-feira, julho 01, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está cadastrando pela Internet os laboratórios públicos e privados de microbiologia no país. Segundo a Agência, o objetivo é conhecer o perfil e a capacidade analítica de cada um e também permitir compartilhar materiais, normas e comunicados publicados pela Anvisa, que sejam importantes para esses serviços.

O cadastro deve ser feito pelo responsável técnico diretamente no formulário disponível em http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=19649.

O cadastro começou em abril deste ano e, segundo a equipe técnica da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS) da Anvisa, o formulário estará ativo até o final de junho.

A primeira página apresenta o formulário propriamente dito, que tem campos para informar o estado e o município, se atua na área pública ou privada, se é de pesquisa, se possui alguma certificação ou acreditação, entre outras informações.

Na página "Resultados" é possível saber quantos laboratórios já estão cadastrados e algumas das informações solicitadas no formulário, sem identificar cada laboratório.

De acordo com a GVIMS, a Anvisa não pode estimar quantos laboratórios de microbiologia existem no país porque usa como fonte de informações o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), que não apresenta dados específicos relativos a esse tipo de laboratório.

Fonte: Anvisa

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |