Biomedicina Padrão viaja por vários estados

Por Brunno Câmara - domingo, novembro 22, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

viajem

Esse ano foi um dos melhores anos da minha vida. Muita coisa legal aconteceu. Primeiro por que conheci o amor da minha vida e futura biomédica, que foi estagiária no laboratório onde faço residência Coração vermelho.

Segundo por que tive a oportunidade de conhecer pessoas incríveis em vários estados do Brasil, através de convites para ministrar palestras. Nunca imaginei que o blog seria tão conhecido assim, chegando ao ponto de me convidarem para tantas palestras.

Então vou compartilhar com vocês um pouco dessa minha jornada. Avião

8 de maio

Tudo começou aqui em Goiânia mesmo. Fui convidado para dar uma palestra no VIII Ciclo de Palestras de Biomedicina da UNIP, campus Goiânia, sobre Mieloma Múltiplo. Quem me fez o convite foi o pessoal do laboratório do hospital onde faço residência. Muitos deles fazem biomedicina lá. Foi muito legal poder passar um pouco do que sei sobre essa doença hematológica para os estudantes. Como lembrança ganhei uma caixa de bombons da Cacau Show. Demais!

mm

14 de setembro

A próxima parada foi em Canoas, região metropolitana de Porto Alegre. A organização da XII Jornada Acadêmica de Biomedicina da Ulbra/Canoas me convidou para falar sobre algum tema de hematologia. Escolhi falar sobre Neoplasias mieloproliferativas crônicas cromossomo Filadélfia negativo (NMPC Ph Neg.). Foi bem legal, pois nunca tinha visitado o RS e achei Porto Alegre muito bonita. Como lembrança ganhei brigadeiros gourmet muito gostosos. Comi também um Xis, que é como eles chamam sanduíche por lá (rsrsrs).

18 de setembro

De volta a Goiânia, fui dar um palestra na Faculdade União de Goyases, em Trindade, região metropolitana. Fui convidado pela coordenadora do curso para participar do 2º Curso da Liga Acadêmica de Análises Clínicas, onde também falei sobre NMPC Ph Neg. Fui muito bem recebido. Como lembrança ganhei bombons da Cacau Show.

FUG

28 de setembro

Dessa vez no Distrito Federal, fui convidado para dar uma palestra no IX Simpósio de Biomedicina da Universidade Católica de Brasília. O tema escolhido também foi Mieloma Múltiplo. O pessoal foi bem receptivo e fizeram muitas perguntas no final. Ganhei um becker cheio de bombons dentro.

UCB

06 de novembro

Minha primeira vez no Rio de Janeiro. Foi demais. Fui convidado para falar na VIII Semana de Biomedicina da UNIRIO, sobre a Biomedicina no geral. O título da palestra foi "Um giro pela Biomedicina". Gostei de como os alunos são animados com o curso e gostam de organizar eventos para reunir a biomedicina. Ganhei doces e também uma caneta laser numa caixinha personalizada com a logo do evento.

UNIRIO

08 de novembro

Logo após sair do Rio, já fui correndo, ou melhor, voando, para Salvador, com destino a Feira de Santana. Participei do II Congresso Baiano de Biomedicina e III Congresso Baiano de Análises Clínicas, falando sobre a residência multiprofissional e também sobre a valorização do Biomédico. Foi nesse congresso que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o meu amigo do Biomedcast, Octávio Augusto. Para saber mais ouça o episódio #22 do Biomedcast em que falamos sobre nossas impressões sobre o evento e a Bahia. As pessoas de lá são bem acolhedoras e simpáticas. Nunca tinha tirado tantas fotos num dia Câmera. Ganhei um relógio de presente e também bombons da Cacau Show. Incrível!

UNIFEV

ROBERTO FIGUEIREDO

17 de novembro

Retornei à faculdade onde me formei (Faculdade Padrão) a convite dos professores para falar com os alunos sobre a biomedicina. Utilizei a mesma palestra que dei no Rio, e foi bem legal. Muito bom rever meus professores, que me deram toda a base para eu me formar e ter sucesso na minha carreira. De lembrança ganhei um panetone trufado da Cacau Show.

FACULDADE PADRÃO

20 de novembro - Dia do Biomédico

Não poderia ter comemorado nosso dia da maneira melhor. Fui convidado a dar uma palestra no III Simpósio Acadêmico de Biomedicina da UFMG. Falei sobre a residência multiprofissional. Apesar de o curso lá ser novo (apenas cinco anos) o pessoal é bem animado e tem conseguido boas oportunidades depois de formado. Gostei muito também de assistir as outras palestras. Cada uma melhor que a outra. Como lembrança ganhei bombons gourmet deliciosos.

UFMG

Minhas impressões sobre tudo

Nunca pensei que isso iria acontecer comigo. Quando criei o blog não imaginava tamanha repercussão que ele tem hoje em dia. Só tenho a agradecer a todos: leitores, profissionais, amigos e colegas, universidades e comissões organizadoras. Sem vocês nada disso seria possível.

Vi que em cada lugar a biomedicina é diferente e tem suas particularidades locais. Tem lugar que só oferece pesquisa, outros só análises clínicas; outros locais oferecem muitas áreas. Mas uma coisa não muda: a animação e vontade de fazer a biomedicina ainda melhor.

Adorei conhecer tantos lugares diferentes, pessoas legais e atenciosas. É muito engraçado e interessante ouvir os sotaques de cada região. Isso é uma das coisas mais legais do Brasil, e estou tendo a oportunidade de vivenciar isso pessoalmente.

A todos que encontrei e conversei nessas viagens, meu muito obrigado. Vocês são demais!

PS: Como vocês puderam perceber ganhei vários quilos já que me presentearam com muitas gordices. Smiley de boca aberta

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |