Modelo 3D mostra como seria a estrutura do vírus Zika

Por Brunno Câmara - quinta-feira, março 31, 2016

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Ivan Konstantinov da companhia Visual Science, juntamente com seus colegas, usaram seus conhecimentos sobre vírus relacionados, como o vírus da dengue, vírus da febre amarela e vírus do Oeste do Nilo, para criar uma imagem do que seria a estrutura do vírus Zika.

Para a elaboração desse modelo 3D foram utilizados como referências vários artigos publicados em periódicos importantes. O modelo do vírus Zika faz parte de um projeto educacional não comercial, chamado Parque Viral (em inglês, Viral Park), e inclui modelos do HIV, vírus influenza, adenovírus, vírus Ebola e HPV.

Veja então como seria o vírus Zika:

Vírus Zika

Estrutura

Os vírions (partícula viral fora do hospedeiro) dos flavivírus têm diâmetro de 50 nm, aproximadamente 2,5 vezes menores que o HIV ou o vírus influenza.

Existem três tipos de proteínas: E, M e C. As proteínas de superfície, E e M, formam um envelope esférico e permitem com que o vírus entre na célula durante a infecção. A maior proteína de superfície E é glicosilada.

O genoma do vírus é composto por RNA de fita simples (sentido positivo), ligado às proteínas do capsídeo. Sugere-se que o capsídeo dos flavivírus não seja organizado e não forme estruturas regulares. O RNA tem a tendência de se concentrar próximo a dímeros de proteína C.

Além dessas proteínas estruturais, o genoma dos flavivírus codifica sete proteínas que não estão presentes na partícula viral. São essas proteínas que coordenam a replicação viral e inibem a resposta de sistema imune.

A scientifically accurate model of the Zika virus

No corpo humano, o vírus Zika infecta as células dendríticas e então é levado aos órgãos e tecidos pelo fluxo sanguíneo. O receptor de membrana para o vírus Zika ainda não foi identificado, mas pesquisadores destacam a proteína de membrana AXL como um dos possíveis candidatos.

Para ver o modelo 3D, clique aqui.
Fonte das imagens: Visual Science, 2016.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |