Biomédica desenvolve dispositivo para o diagnóstico precoce de vários tipos de câncer

Por Brunno Câmara - quinta-feira, abril 07, 2016

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

A biomédica Deborah Zanforlin (à esquerda na foto) desenvolveu um dispositivo de diagnóstico e triagem portátil, chamado Metachip, que usa uma amostra de sangue para reconhecer simultaneamente até 18 biomarcadores presentes nos estágios iniciais de vários tipos de câncer.

Deborah é professora da Faculdade Boa Viagem (FBV|DeVry), no Recife, e do Centro Universitário do Vale do Ipojuca (Unifavip|Devry), em Caruaru, e que concorrerá com projetos do mundo todo na competição BioSciKin, categoria Life Science, que acontecerá nesta quinta-feira (7), em Stanford, Califórnia.

Além de ser rápido, o dispositivo tem o tamanho de um laptop e pode ser levado com facilidade para cidades do interior, onde o acesso a testes e tratamento contra o câncer é mais difícil.

Segundo as fontes, atualmente, Deborah está em fase de desenvolvimento de relatórios que serão submetidos à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à Food and Drugs Administration (FDA), para uma possível liberação do uso do Metachip em larga escala.

Para conseguir financiamento, Deborah se uniu a outros profissionais de vários países e criou a Startup ConquerX, voltada para o aperfeiçoamento e divulgação do chip. A ConquerX foi formada no MITx Global Entrepreneurship Bootcamp 2015 – um treinamento intensivo de sete dias sobre empreendedorismo e competição de startups. A startup de Deborah ganhou o People’s Choice Startup Award e ficou em segundo lugar na última competição de pitch.

Fico muito feliz em saber que mais uma biomédica está trilhando seu caminho de sucesso. Está aí mais um exemplo para vocês se espelharem. Deixo aqui meus parabéns para minha colega de profissão Deborah Zanforlin.

Fontes
ConquerX
Portal Belo Jardim em Foco

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |