App

Aplicativos para smartphone que irão te ajudar no laboratório

Por Brunno Câmara - quarta-feira, novembro 23, 2016

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Desde que comecei o mestrado, venho me deparando com várias situações novas, que nunca tinha vivido antes. Uma dela é a necessidade de fazer muitas diluições, calcular molaridade de soluções, preparo de soluções a partir de solução estoque, fazer PCR, clonagem bacteriana e muitas outras coisas.

Minha área de concentração é virologia, mas tudo que fazemos utilizamos a biologia molecular. Então resolvi procurar por apps que me ajudassem nessas tarefas, acabei encontrando vários interessantes e bem úteis.

Como não poderia deixar de compartilhar com vocês, segue uma lista dos apps que estou usando atualmente me meu smartphone.

DailyCalcs - Science calculator to simplify everyday tasks in the lab

Esse aplicativo faz de seu smartphone uma calculadora científica para simplificar tarefas do dia a dia no laboratório. São oito calculadoras, para cálculos de molaridade, diluições, peso molecular, conversão de unidades entre outras.

iPhone

CloningBench – calculators and tools to guide your lab experiments

Com esse app você pode calcular a concentração de ácidos nucleicos de acordo com a densidade óptica, calcular a quantidade dos componentes  do seu MasterMix para PCR, além de outros cálculos utilizados em clonagem bacteriana.

iPhone | Android

BioLegend Lab Tools

Através desse app você pode converter a velocidade da centrífuga de g para RPM, calcular diluições e molaridade, e ainda tem um cronômetro para você não perder o tempo da reação.

iPhone | Android

Molarity Calc

Faça quatro cálculos de forma muito simples:

  1. Molaridade a partir de massa e volume;
  2. Massa a partir de volume e concentração;
  3. Volume a partir de massa e concentração;
  4. Dilua uma solução estoque.

iPhone

Protocolpedia - Encyclopedia of Lab Protocols

Acesse de modo offline centenas de protocolos completos de várias áreas da pesquisa científica. Além disso, possui calculadoras e vídeos com as principais metodologias utilizadas nos laboratórios.

iPhone | Android

Promega Colony Counter

O app é muito simples. Tire uma foto da placa de Petri e vá marcando as colônias. Nunca mais se perca na hora de contá-las. E o melhor de tudo: fica tudo armazenado no seu celular, caso precise rever suas contagens.

iPhone | Android

Promega Biomath Calculators

O app fornece várias funções para os experimentos de biologia molecular, incluindo conversões de ácidos nucleicos e proteínas, conversão de temperaturas, cálculos de molaridade e diluições.

iPhone | Android

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |