Lâminas virtuais de micologia médica

Por Brunno Câmara - terça-feira, novembro 15, 2016

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Para os amantes da micologia, um material muito bom para estudo. Acesse!

O material utilizado para a realização das lâminas foi o microscópio “Olympus BX61VS” e a câmera digital “Allied”.

Caixa Virtual de Lâminas de Micologia Médica VOLUME 1link

Caixa Virtual de Lâminas de Micologia Médica VOLUME 2link

Micologia Médica ao Microscópio | Casos Clínicoslink

Micologia Médica ao Microscópio | Respostaslink

Como visualizar

Acesse os links acima, clique nos links das lâminas e uma nova janela se abrirá.

Na tela do computador, através de um link, aparece a lâmina (figura 01) que foi capturada e os elementos contidos na página. Na parte superior direita há um pequeno quadrado com a miniatura da imagem da lâmina, observa-se ainda um retângulo amarelo, que mostra qual área está ampliada na porção maior da tela, onde vemos a lâmina em estudo.

À esquerda uma barra de zoom que permite ampliar (+) e reduzir (-) a imagem e uma barra de ferramentas na qual podemos ajustar o brilho e contraste da imagem, devendo ser sempre utilizada. Essa ferramenta permite que sejam feitos ajustes similares aos realizados no diafragma e no condensador de um microscópio ótico padrão. Este recurso deve ser ativado na barra de ferramentas, clicar em “aplicar” para adequar às definições ajustadas e “reset” para voltar à definição original.

Recomendado para os navegadores Chrome. Esta imagem pode ser movimentada em qualquer direção, usando-se o cursor do mouse ou setas do teclado, e ampliada de 20 a 40x (representando as objetivas do microscópio – barra de zoom ou botão de rolagem do mouse).

Autor: Dr. Jeferson Carvalhaes de Oliveira, professor adjunto da disciplina de Micologia, da Universidade Federal Fluminense e Dr. em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |