Dispositivo para smartphone permite analisar a motilidade dos seus espermatozoides

segunda-feira, dezembro 05, 2016 0 Comentários


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

A empresa americana Medical Electronic Systems criou um dispositivo para smartphone, chamado YO Sperm Test, capaz de testar a motilidade dos espermatozoides humanos.

Como o YO Sperm Test funciona?

O teste usa um aplicativo e um mini microscópio “clipe” que é colocado na parte de cima do seu celular, permitindo o acesso à luz do aparelho e às capacidades de foco e gravação.

O paciente prepara a amostra em uma lâmina e a coloca no clipe, e em dois minutos os espermatozoides podem ser vistos em movimentação na tela do smartphone.

Aproximadamente um minuto após, o resultado do exame fica pronto. O vídeo e o resultado ficam armazenados no aplicativo.

O teste tem precisão?

Segundo Marcia Deutsch, diretora executiva da empresa, foram realizados extensivos testes num período de quatro anos. A tecnologia é capaz de ler a amostra seminal 99% das vezes, se as instruções forem seguidas.

Os resultados têm mais de 97% de precisão baseados em estudos da FDA em 316 participantes.

O teste não revela valores, faz uma análise da motilidade e concentração de espermatozoides e libera o resultado qualitativamente da “concentração de espermatozoides móveis” em baixa (< 6 milhões) ou normal/moderada (≥ 6 milhões), de acordo com as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS).

É o fim do espermograma convencional?

Não. Apesar de ser uma ideia bacana para aqueles que têm vergonha de ir no laboratório colher a amostra, o YO Sperm Test não substitui a análise completa do sêmen.

Sabemos que são realizadas muitas outras análises além da motilidade, como volume do sêmen, concentração e morfologia dos espermatozoides e dosagens bioquímicas, como frutose e ácido cítrico.

Além disso, outro fator importante para o resultado é a fase pré-analítica, pois a preparação do paciente é essencial.

O dispositivo estará disponível para compra a partir de 1 de janeiro de 2017, mas você já pode reservar o seu por 50 dólares no site www.yospermtest.com.

Brunno Câmara Biomédico

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596. Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (Virologia) do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast (biomedcast.com).