Biomédicos da 3ª Região terão nova cédula profissional

Por Brunno Câmara - segunda-feira, janeiro 02, 2017

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Nova cédula Biomédico 3 Região 

O conselho de biomedicina da 3° Região (Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Distrito Federal) lançará em 2017 a nova Cédula de Identidade Profissional do Biomédico.

A nova cédula será confeccionada em cartão rígido, com um avançado sistema antifraude e chip criptográfico para certificação digital. Segundo nota publicada no site do conselho: “o uso desta tecnologia tornou o documento mais atualizado e adequado aos dias de hoje”.

Para quem não sabe, em 2015 foi publicada a Resolução nº 30, de 24 de julho, da Anvisa.

Clique aqui para ler a resolução na íntegra.

Essa resolução alterou a tão conhecida RDC 302 e estabeleceu que o laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial devem garantir a autenticidade e a integridade do laudo emitido.

Para isso acontecer, a assinatura do profissional que liberou o exame deve ser manuscrita ou em formato digital, com utilização de processo de certificação na forma disciplinada pela Medida Provisória n.º 2.200-2/2001.

Ela já está em vigor. Então se você é o responsável pela assinatura e liberação dos laudos no laboratório clínico em que trabalha, deve estar adequado às novas exigências.

Para utilizar a certificação digital da nova cédula profissional do biomédico nos sistemas de informação, o profissional deve procurar uma Autoridade Certificadora capaz de inserir o certificado digital padrão.

Não há informações de quando a cédula começará a ser produzida, nem se haverá algum custo para os biomédicos inscritos ou para novos inscritos.

Fonte: CRBM-3 | Imagem: Divulgação CRBM-3

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |