Conheça o Museu de Anatomia Humana localizado em São Paulo

Por Brunno Câmara - sexta-feira, junho 16, 2017

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Museu de Anatomia Humana

O acervo do Museu de Anatomia Humana “Prof. Alfonso Bovero ( MAH )” foi gradativamente formado a partir da metade de um esqueleto desarticulado, acrescido de uma pequena coleção de peças humanas para demonstração, quando do início das  atividades do Professor Bovero em 1914, como docente da então Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo.

Durante todo o período em que trabalhou no Departamento de Anatomia (1914 à 1937), juntamente com a sua primeira geração de discípulos (dentre eles, Renato Locchi, Odorico Machado de Sousa, Procopio Bielik), o Prof. Alfonso Bovero montou um rico acervo de peças anatômicas para fins didáticos, preparadas não somente por método de dissecção, mas também por técnicas especializadas, como a diafanização, a injeção e a corrosão. 

Ampliado ao longo do tempo pelos trabalhos dos discípulos da segunda geração como Cláudio Antonio Ferraz de Carvalho, Luiz Gustavo Wertheimer, Guarany Sampaio e João Baptista Parolari, e de vários colaboradores (destacando-se o eminente cirurgião Waldomiro de Paula), o acervo passou a ser alvo de visitação pública regular em meados da década de 1960, nos próprios da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde permaneceu até o ano de 1996.

Transferido no início de 1997 para Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, o MAH foi inicialmente alocado no Bloco 3 e, em 1999, para o Edifício Biomédicas III da Cidade Universitária, onde permanece até hoje.

Além de peças anatômicas dos diversos sistemas do corpo humano preparadas com esmero, o MAH conta também com uma coleção de crânios identificados, utilizados em pesquisas relacionadas a diferentes áreas como a antropologia, e a odontologia e medicina legais.

Visitação

Visitas Agendadas

O agendamento é necessário apenas para escolas.

  • Visitação: de terça a sexta, somente no período da manhã;
  • Idade mínima: 12 anos;
  • É importante que o grupo chegue ao Museu 30 minutos antes do início da visita agendada;

As escolas que tiverem interesse em visitar o museu: o professor deverá participar de uma das reuniões com a Coordenadoria do MAH  agendadas para os dias 14 de junho  às 15h,  03, 05, 08, 10, 12 ou 15 de julho às 10h para apresentação das novas normas de utilização. Para confirmar a participação ou para outras informações: mah@icb.usp.br.

Visitas Avulsas

  • De terça a sexta  (no período da tarde);
  • Idade mínima: 12 anos (crianças menores, só acompanhadas pelos pais);

Horário de Funcionamento do Museu

De terça a sexta das 9h às 16h.

Localização e contato

Biomédicas III, Av. Prof. Lineu Prestes , nº 2415 – Butantã – São Paulo/SP (ao lado do Hospital Universitário)

Tel.: (11) 3091-7360 (mah@icb.usp.br)

http://museu.icb.usp.br/

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |