Entrevista sobre Microbiologia de Alimentos com a Biomédica Louise Rodrigues

Por Brunno Câmara - quarta-feira, agosto 09, 2017

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Louise Rodrigues Barreto é biomédica, formada em 2011 pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC (Ilhéus, Bahia), com habilitações em análises clínicas e análises bromatológicas, especialista em Citopatologia Oncótica pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e mestre em Biologia e Biotecnologia de Micro-organismos pela UESC. Atualmente trabalha como coordenadora e docente do curso de Biomedicina da Faculdade Estácio Feira de Santana.

Por que você escolheu Biomedicina?

Louise Rodrigues: As áreas da biologia e saúde sempre chamaram a minha atenção e, quando iniciei o período de conclusão do ensino médio uma prima comentou sobre o curso de Biomedicina, que estaria envolvida nas duas áreas. Durante as pesquisas que realizei sobre a profissão, me encantei muito com as áreas de atuação e diversidades de descobertas que poderiam vir dentro destas possibilidades. Após visita a Universidade e conversa com alunos e profissionais, optei pelo curso sem ter definido a área de atuação que gostaria de seguir, mas com disposição de buscar oportunidades de vivenciar as áreas que mais me encantaram e chamaram atenção (genética, microbiologia, análises clínicas e pesquisa).

Como e quando foi o seu primeiro contato com a microbiologia de alimentos?

Louise Rodrigues: Meu primeiro contato com a microbiologia de alimentos foi ainda dentro da Universidade, quando participei voluntariamente de um projeto de pesquisa que trabalhava com o isolamento de bactérias provenientes da fermentação do cacau para utilização em probióticos. Depois acabei mudando a linha de pesquisa na iniciação científica, mas continuei a pesquisar e trabalhar com a microbiologia. Durante o período de estágio curricular obrigatório surgiu a oportunidade de concorrer a uma vaga para estágio no setor de garantia da qualidade de uma Indústria Multinacional localizada na região, a Dairy Partners Americas - NESTLÉ. Optei por participar da seleção, pois seria a oportunidade de ter experiência em uma área diferente da saúde, e dentro da indústria eu teria a possibilidade de atuar com a bromatologia e microbiologia de alimentos.

Quais são as atribuições do biomédico na microbiologia de alimentos?

Louise Rodrigues: Antes de falar sobre a atuação do Biomédico na área, vale salientar que os micro-organismos podem ser classificados em grupos distintos de acordo com a interação com o produto. Alguns organismos podem fazer parte do processo de produção trazendo alterações benéficas, e outros, considerados como contaminantes, trazem alterações inadequadas ou levam risco à saúde.

Utilizando como base a legislação específica para o alimento que será produzido, o profissional biomédico é responsável pela pesquisa e controle de micro-organismos desde a matéria-prima que chega à fábrica até o produto final. Além de garantir que os alimentos liberados para o consumo possuam qualidade e não ofereçam riscos a saúde com contaminação de micro-organismos patogênicos.

Qual a diferença da microbiologia clínica e microbiologia de alimentos?

Louise Rodrigues: Na microbiologia clinica o profissional tem como objetivo investigar os micro-organismos envolvidos em processos patológicos e mecanismos de resistência antimicrobiana, auxiliando no diagnóstico para um tratamento adequado e direcionado ao agente patogênico em questão.

A microbiologia de alimentos envolve a garantia da segurança alimentar relacionada a qualidade e vida útil do produto. O objetivo é trabalhar sempre de forma preventiva e com garantia da inocuidade do produto final.

Onde o biomédico microbiologista de alimentos pode atuar e como você avalia o mercado de trabalho para os biomédicos nessa área?

Louise Rodrigues: Podemos atuar na garantia da qualidade de indústrias alimentícias que desenvolvam o processamento de produtos tradicionais e de novos produtos alimentícios. Além de centros de pesquisas no desenvolvimento de produtos com alegações funcionais e de promoção à saúde, como os probióticos e prebióticos; e na identificação e seleção de micro-organismos que melhorem ou otimizem a produção de alimentos que dependam deles, a exemplo das leveduras utilizadas nas produções de pães, vinhos entre outros.

Considero o mercado de trabalho muito promissor, pois o produto alimentício precisa passar por controle de qualidade e microbiológico antes da liberação para o consumidor. Para quem mora ou possui interesse em mudar para cidades com centros industriais vale a pena pesquisar quais alimentos são produzidos no local para se preparar antes da entrevista. Um diferencial das empresas é que além da entrada por entrevista e seleção, existe a possibilidade de iniciar como estagiário e progredir para contratação, ou por programas de Trainee que possibilitam a entrada do recém-formado no mercado de trabalho para desenvolver experiências de aprendizado que irão proporcionar novas perspectivas para sua carreira.

Que dicas você dá para quem quer seguir nessa área?

Louise Rodrigues: Para atuar na área o mínimo que se espera do profissional é conhecimento e afinidade com a microbiologia. Além disso, é importante a dedicação em estudar as legislações específicas; o interesse em entender sobre o funcionamento industrial; e principalmente, possuir a capacidade de trabalhar em equipe, pois em determinadas situações a intervenção em conjunto com os demais colaboradores auxilia no resultado mais eficiente para o controle de contaminações.

Considerações finais.

Louise Rodrigues: A área da microbiologia é muito ampla e encantadora e ter experiência dentro de uma indústria me trouxe aprendizados únicos que permite aplicação em outras áreas de atuação.

Para quem busca um desafio diferente e gosta da biomedicina, mas não se identifica com as habilitações da área de saúde, a microbiologia de alimentos pode ser uma ótima oportunidade de aprendizado que permite atuação na indústria ou a área da pesquisa com o desenvolvimento e melhoramento dos produtos.

Agradeço imensamente à biomédica Louise Rodrigues pelo tempo e disposição em ajudar aqueles com interesse na área mas com dúvidas sobre a microbiologia de alimentos.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |