Estudantes de biomedicina criam a Liga Acadêmica de Análises Clínicas - Hospital da Cruz Vermelha (LAAC/HCV)

Por Brunno Câmara - quinta-feira, outubro 26, 2017

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

A Liga Acadêmica de Análises Clínicas - Hospital da Cruz Vermelha (LAAC/HCV) é uma associação civil e científica, sem fins lucrativos e com duração indeterminada. A LAAC foi fundada por acadêmicos do curso de Biomedicina de Curitiba em parceria com o laboratório do Hospital da Cruz Vermelha com o objetivo de aproximar os ligantes com a área e aprofundar os conhecimentos de forma teórica e prática.

A LAAC vem com a proposta fincada nos 3 fundamentos que regem todos os encontros: interdisciplinaridade, extensão e pesquisa. Com isso, através de palestras, discussões de casos clínicos, produção de artigos científicos, seminários e visitas técnicas, foi formada uma estrutura de aprendizado complementar. Assim, o estudante passa a ter contato com o profissional desde cedo, tendo acesso e tomando um conhecimento que muitas vezes está distante em sala.

Os temas abordados durante os encontros lidam com o que se encontra no dia-a-dia de um laboratório de Análises Clínicas, desde Controle de Qualidade, Biossegurança, Hematologia, Imunologia, Bioquímica, Uroanálise, Parasitologia, Microbiologia, Toxicologia entre outros. Os profissionais convidados a palestrar trazem a realidade da rotina laboratorial, mostrando os desafios enfrentados diariamente.

Por não ter ligação com qualquer instituição de ensino, a LAAC recebe integrantes de quaisquer cursos da área da saúde que tenham interesse na área de Análises Clínicas e independente da instituição de ensino. Dessa forma, acreditamos dar mais acesso aos acadêmicos para que possam dividir e compartilhar conhecimento e informação, trazendo o pilar da interdisciplinaridade de modo que todos possamos nos desenvolver e aprimorar de formar a nos tornarmos profissionais cada vez melhores.

Além disso, a Liga vem com a intenção de fugir dos métodos educacionais padrões, o acadêmico passa a ter liberdade de trazer temas que acha pertinentes a serem discutidos, visto que é um projeto de alunos para alunos que buscam ainda mais conhecimento. Com isso, muitas vezes a palavra deixa de ser do palestrante e passa a ser do acadêmico, o qual é responsável por trazer e apresentar algo novo a ser debatido, seja uma atualização em metodologia e protocolos laboratoriais como artigos ou projetos voltados para análises clínicas.

Os encontros ocorrem quinzenalmente aos sábados no Hospital da Cruz Vermelha em Curitiba. Atualmente a LAAC/HCV conta com 15 membros e a seleção para novos ligantes acontece anualmente, a próxima seleção está programada para Fevereiro de 2018.

Para saber mais sobre a Liga e receber informações sobre seleção de novos ligantes e eventos, curta e siga a página no Facebook: facebook.com/LAACHCV.Curitiba

E-mail para contato: laachcv@gmail.com

Informações por Nicole Cantarin do Rosário, Acadêmica de Biomedicina da Universidade Positivo

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |