Dados sobre a biomedicina no Censo da Educação Superior 2016

Por Brunno Câmara - domingo, dezembro 17, 2017

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


O Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), constitui-se importante instrumento de obtenção de dados para a geração de informações que subsidiam a formulação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas, além de ser elemento importante para elaboração de estudos e pesquisas sobre o setor.

O Censo coleta informações sobre as Instituições de Educação Superior (IES), os cursos de graduação e sequenciais de formação específica e sobre os discentes e docentes vinculados a esses cursos.

Selecionei os dados sobre os cursos de biomedicina no ano de 2016 para termos uma visão geral de como está nosso curso.

Confira nos gráficos a seguir:

Quantidade de instituições que oferecem o curso de biomedicina



Número de cursos de biomedicina



Número de cursos de biomedicina por Estado


Quantidade de matrículas e concluintes


Sexo dos alunos de biomedicina


Idade dos alunos de biomedicina


Fonte: Instituto Nacional de Estudos e Estatísticas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2016. <link>

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |