O que é Acreditação de Laboratórios Clínicos

Por Brunno Câmara - sexta-feira, setembro 06, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

A acreditação é uma ferramenta para gerar confiança na atuação de organizações. É o reconhecimento formal por um órgão de acreditação, de que um laboratório/empresa atende aos requisitos definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades com confiança.

A acreditação de laboratórios de análises clínicas é concedida com base nos requisitos estabelecidos na norma ABNT NBR NM ISO 15189, sendo aplicável a laboratórios onde se realizam exames de materiais biológicos, microbiológicos, imunológicos, químicos, imunohematológicos, hematológicos, biofísicos, citológicos, patológicos ou de outros materiais provenientes do corpo humano.

É um processo voluntário em que uma instituição, governamental ou não, avalia um laboratório através de uma auditoria e determina se ele atende a requisitos predeterminados para exercer as tarefas a que se propõe. Dentre vários objetivos esse processo pretende garantir a qualidade dos serviços prestados.

Alguns dos requisitos são: atendimento à legislação vigente, atendimento ao cliente, realização de exames, validade dos reagentes e produtos utilizados, calibração de aparelhos, rastreabilidade do processo, capacitação da equipe e outros

Atualmente, a acreditação no Brasil não é obrigatória. O laboratório pode escolher o órgão acreditador, baseando-se em sua credibilidade, experiência e no conhecimento técnico de seus auditores. Estes incentivam a equipe do laboratório, a alta direção e gerência a alcançarem níveis cada vez mais elevados de qualidade e melhoria contínua.

Principais programas de acreditação no Brasil

Departamento de Inspeção e Controle da Qualidade (DICQ)

Realizado pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC), o programa tem como objetivo comprovar que o laboratório clínico possui um sistema de gestão da qualidade focado na segurança do paciente. Foi fundado em 1997 e segue os padrões internacionais e nacionais de qualidade.

O Laboratório passa por uma inspeção de 3 anos. São analisados durante a inspeção desde o atendimento inicial do paciente até a emissão de laudos e descartes de materiais.

Pode-se requerer a acreditação DICQ através de dois sistemas. DICQ – SBAC e DICQ – ONA. Cada sistema com um manual próprio. Outra diferença entre os dois é a forma de avaliação. O DICQ-SBAC acontece durante 3 anos e os laboratórios devem atender aos requisitos de cada ano. Já no sistema ONA os laboratórios passam por níveis de acreditação, mas não é gradual.

Confira aqui os laboratórios acreditados pelo DICQ - http://www.dicq.org.br/Html/Laboratorios_Acreditados.html

Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC)

Criado em 1998 pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), o PALC que realiza auditorias “por pares” — profissionais com conhecimento e vivência na área de laboratórios — o que possibilita a troca de experiências entre auditores e o laboratório auditado.

Após a auditoria, a Comissão de Acreditação de Laboratórios Clínicos (CALC) da SBPC/ML avalia a documentação e as informações coletadas pelos auditores e aprova a  acreditação.

Confira aqui os laboratórios acreditados pelo PALC - http://www.sbpc.org.br/?C=136

Com informações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, QualiChart, DICQ, Inmetro

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |