O único livro que você precisa comprar durante a graduação em Biomedicina

Por Brunno Câmara - segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Uma das dúvidas mais frequentes que recebo diariamente de acadêmicos de biomedicina é em relação à compra de livros da área médica/biológica. Uns perguntam se vale a pena comprar livros; outros, perguntam quais livros comprar.

Se você já quis comprar um exemplar novo da nossa área, com certeza se assustou com os preços. A maioria custa em torno dos 200 a 400 reais, ainda mais se for de autor famoso e o livro for traduzido.

E como fazer então, já que estudante vive sempre “quebrado”, e muitas vezes não tem renda? Alguns dão o jeitinho brasileiro e conseguem fazer o download do livro ilegalmente. Outros recorrem aos sebos, e compram cópias, muitas vezes antigas e desatualizadas. Outros só usam os da biblioteca da faculdade.

Eu não recomendo a ninguém que ainda está na graduação comprar muitos livros de várias matérias. Muitas vezes  você só vai usá-lo no semestre em que está pegando a matéria. O que mais vejo são recém-formados, ou ainda estudantes, vendendo livros usados nas redes sociais. E o pior, a preços bem menores que os da compra na livraria/editora.

Por causa disso, vou dar uma dica àqueles estudantes de graduação que querem investir seu dinheiro em um livro, sem ter o arrependimento de não usá-lo depois.

O único livro que você precisa comprar durante a graduação em Biomedicina

Compre um livro de Fisiologia Humana. Isso mesmo! Fisiologia Humana.

Através deste livro você poderá estudar a biologia celular e molecular, bioquímica, imunologia, anatomia básica (sem atlas), todos os sistemas do corpo humano, como cardíaco, respiratório, renal, circulatório etc. Além disso, o livro interliga vários assuntos, como por exemplo o sistema renal com o endócrino. Contempla ainda sistemas de regulação e equilíbrio.

A partir do momento em que você conhece como o corpo humano funciona, entender as patologias torna-se infinitamente mais fácil. Sem falar que o livro de fisiologia também aborda de maneira superficial as doenças ligadas aos sistemas.

Para abranger todos esses assuntos, os livros chegam a ter mais de mil páginas, como é o caso do livro que mais gosto, o Tratado de Fisiologia Médica, de Guyton & Hall.

Para estudar microbiologia, uroanálise e parasitologia, por exemplo, utilize os livros da biblioteca e procure materiais disponíveis gratuitamente na internet.

Fazendo as contas

Vamos comparar o quanto você gastaria comprando livros variados com o gasto de um único livro de fisiologia.

Comparação de preços

Depois de formado

Isso tudo que falei vale para quem ainda está cursando biomedicina. Após formado você com certeza fará uma especialização. Aí sim, quando souber em qual área irá atuar, compre um livro bem aprofundado sobre o tema. No meu caso, comprei um livro de hematologia. E você já terá o de fisiologia para complementar seus estudos.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |