Você não vai acreditar quando souber qual a melhor área da Biomedicina

Por Brunno Câmara - sexta-feira, novembro 27, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Uma das perguntas que mais me fazem, tanto pessoalmente, quanto online, é: “Brunno, qual é a melhor área de atuação do Biomédico?”. Por causa disso, escrevi esse post para conversar com vocês sobre esse assunto.

Mas antes, vamos à reposta da pergunta: Qual a melhor área da Biomedicina?

A melhor área é a… DEPENDE.

Mas o quê?! Smiley surpreso 

Isso mesmo! Não há uma área que seja a melhor de todas, ou que vá resolver todos os problemas da nossa profissão. Não há uma fórmula mágica. Você tem que trilhar seu caminho.

A primeira coisa que você tem que ter em mente é que tudo vai depender de você, e da sua vontade e determinação, e você terá que passar por um processo de reflexão e se questionar:

  • – Dentre as opções existentes, quais mais me chamam a atenção?
  • – O que é preciso para atuar nessas áreas?
  • – Quais as disciplinas que mais gosto e tenho afinidade?

Depois de selecionar as áreas que mais te chamam a atenção, é necessário conhecer na prática como é o dia a dia do biomédico nelas. Muitas vezes você pode querer uma área, mas quando vir como ela é, pode ser que não seja aquilo que você esperava.

Posso citar um exemplo que aconteceu comigo mesmo. Na graduação eu achava a circulação extracorpórea incrível e cheguei a querer atuar nessa área. Então, tive a oportunidade de assistir a uma cirurgia cardíaca ao vivo, e vi que é uma área muito legal, mas não era algo que se encaixasse no meu perfil.

A hora certa de fazer isso é ainda na graduação, pois você não vai querer se formar, começar a fazer a pós-graduação e só então perceber que não era isso que você queria. Você já deve terminar a graduação conhecendo as áreas que almeja.

Como fazer isso? Participe de minicursos sobre essas áreas, existem muitos pelo Brasil afora. Converse com biomédicos que já atuam nessas áreas e peça para acompanhá-los, pelo menos por um dia. Faça estágios extracurriculares.

Claro, existem algumas áreas com mais oportunidades atualmente, como a perfusão, imagenologia, citopatologia, estética, docência e até mesmo as análises clínicas.

Porém, nada pior do que você trabalhar com uma coisa que não gosta. Você vai estar infeliz, ficar desmotivado e não vai dar o seu melhor. Não há como separar a profissão da vida pessoal. Você não é biomédico apenas das 7h às 13h, ou apenas no plantão, você é biomédico o tempo todo, 24/7. Então, se você estiver infeliz na profissão, logo, estará infeliz também na vida pessoal.

QUOTE

Se parasitologia é o seu forte, vá em frente! Se você ama estética, vá sem medo! Se você quer ser o melhor pesquisador do mundo, faça tudo para isso acontecer! Você achará seu caminho na área que você ama. Vá sem medo de se arrepender.

Tenha TESÃO pelo que faz. Independente de quanto você irá receber por isso. Quando você faz aquilo que te dá prazer, deixa de ser uma obrigação e você atinge seu mais alto grau de excelência. Claro, tem que se valorizar e não aceitar salários incompatíveis com o seu conhecimento e experiência.

Escolha a área que te dá tesão e te deixa feliz! Smiley de boca aberta

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |