Por que a Biomedicina não é para qualquer um

Por Brunno Câmara - segunda-feira, junho 06, 2016

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

biomedicina

A biomedicina é uma das 14 profissões da área da saúde do Brasil. O curso de biomedicina tem uma duração média de quatro anos, e habilita o profissional a atuar principalmente em laboratórios, clínicas, empresas, universidades e hospitais.

Vejo muitas pessoas insatisfeitas com o curso, mas será que pararam para analisar se elas encaixariam-se no perfil da profissão? Temos que fazer essa escolha quando somos muito jovens e muitos não analisam as peculiaridades da profissão.

Se você não gosta de estudar não adianta querer fazer biomedicina (ou qualquer outro curso superior). Vejo muitas pessoas achando que um curso superior vai resolver todos seus problemas profissionais e financeiros. Não é bem assim, muito menos com a biomedicina. Como você quer se graduar, receber um diploma de nível superior, levando os estudos “nas coxas”?  Tem que estudar sim! E muito!

Com qual objetivo você pretende fazer biomedicina? Para tornar-se um profissional de excelência, estudando pra valer, mudar sua vida, seus pensamentos e convicções, ajudando o próximo? Ou apenas para ter um diploma na mão e sair procurando emprego? Faça uma reflexão, mesmo que você já esteja fazendo biomedicina.

Outra coisa que você deve levar em consideração é que a biomedicina não deve ser considerada uma substituta do curso de medicina, caso você não consiga passar no vestibular. Apesar da semelhança dos nomes, biomedicina e medicina não são a mesma coisa. Uma profissão mais próxima da medicina seria a enfermagem. O biomédico irá atuar, na maioria das vezes, no apoio ao diagnóstico, na docência e no desenvolvimento de pesquisas para o avanço da ciência.

Qual o salário de quem faz biomedicina? Depende. Depende da área em que você é habilitado e atua; depende se é um servidor público e se é um cargo municipal, estadual ou federal; depende da região do país em que você está. Conheço biomédicos analistas clínicos que ganham de 12 a 15 mil reais, uns em cargos federais, outros em empresas privadas. Outros ganham bons salários também, atuando como perfusionistas, docentes, estetas etc. Quem faz sua carreira é você. Nada cai do céu.

Se você quer fazer biomedicina, tem que gostar de ciência, ler artigos e livros, fazer pesquisa científica, ter uma boa didática, ter um perfil investigativo e ser proativo. Tem que se preocupar mais com seu propósito de vida do que com remuneração. O dinheiro é importante, mas não deve ser o que te motiva. Muitas pessoas não têm esse perfil, e se escolherem biomedicina podem se frustrar.

Então, não é qualquer um que tem o perfil para ficar na biomedicina. Pense muito bem, pois caso não esteja feliz, talvez a biomedicina não seja para você. Mas, se você não vê essas características como desanimadoras, seja vem vindo, a biomedicina é para você!

Para finalizar, gostaria de deixar uma sugestão para vocês. Escutem o Biomedcast #34, uma entrevista com o Biomédico Marcos Schott, sobre Direcionamento de Carreira e Coaching: http://biomedcast.com/34/

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |