O SUS acaba de ganhar um reforço: conheça a política que promete transformar as residências
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
O Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde publicaram a Portaria 8.995/2025 que institui a Política Nacional de Residências em Saúde (PNRS) no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS).
O objetivo da PNRS é atender às prioridades e políticas de saúde nacionais — isto é, alinhar a formação especializada com as necessidades do SUS.
Os princípios são:
- Segurança do paciente;
- Equidade na distribuição dos programas e das vagas;
- Integralidade do cuidado em saúde;
- Interprofissionalidade.
Além disso, espera-se aumento o reconhecimento das residências em saúde como modelo de referência para a formação especializada.
Com isso, espera-se fortalecer a formação de especialistas em saúde, aprimorar o vínculo entre ensino, serviço e comunidade, e promover o acesso a profissionais qualificados e bem distribuídos no país.
Como ex-residente e atual tutor dos residentes de biomedicina do programa de residência do HC-UFG, eu fico muito otimista com essa nova Política. É um grande avanço com vistas à melhoria dessa modalidade de pós-graduação.
Referência
Ministério da Saúde. Portaria interministerial MS/MEC nº 8.995, de 28 de novembro de 2025. Institui a Política Nacional de Residências em Saúde - PNRS no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS. Brasília, 2025.