Seu laboratório está preparado? Anvisa lança novo roteiro de inspeção

Por Brunno Câmara - segunda-feira, dezembro 15, 2025

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Se você trabalha em laboratório clínico sabe que uma das visitas mais "temidas" é a fiscalização da vigilância sanitária (VISA).

Mesmo que você saiba que está fazendo tudo certo bate aquele frio na barriga por não saber o que os inspetores irão falar.

Mas você já parou para pensar como eles sabem o que tem de verificar no laboratório de forma objetiva?

Para fazer uma avaliação justa, a VISA usa um modelo padronizado nacionalmente que indica aos inspetores como a inspeção deve ser conduzida.

Esse modelo é o Roteiro Objetivo de Inspeção (ROI) que serve para avaliar serviços sujeitos à vigilância sanitária.

Novo ROI para laboratórios clínicos

Neste mês de dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançou a nova versão do ROI voltados a serviços Tipo III que realizam exames de análises clínicas.

Conhecendo o ROI para laboratórios clínicos, você tem mais previsibilidade e clareza sobre o que será inspecionado, de forma objetiva.

A nova versão do instrumento de inspeção também veio atualizada com o novo documento, publicado em 2025, que regulamenta os laboratórios de análises clínicas no brasil, a RDC Anvisa 978/2025.

O ROI para laboratórios clínicos conta com 55 indicadores. Cada indicador é classificado como crítico ou não crítico.

Para cada indicador o laboratório receberá uma nota de avaliação numa escala que vai de 0 a 5, sendo zero o pior cenário e 5 o melhor.

Além disso, o ROI informa, para cada indicador, qual marco regulatório é utilizado para embasar a avaliação daquele indicador.

Dentre os marcos regulatórios usados estão:

  • RDC 978/2025
  • RDC 63/2011 (boas práticas)
  • RDC 50/2002 (estrutura física)
  • RDC 504/2021 (transporte de amostras)
  • RDC 222/2018 (gestão de resíduos)
  • RDC 509/2021 (gestão de tecnologias)

Impacto para os biomédicos

O novo roteiro reforça a importância do conhecimento em biossegurança, gestão da qualidade e legislação sanitária desde a formação acadêmica.

Biomédicos passam a enfrentar um cenário regulatório mais padronizado e previsível, exigindo maior preparo técnico para atuação em laboratórios clínicos.

O novo ROI apresenta critérios mais claros de inspeção, incentivo à melhoria contínua dos processos e fortalecimento da segurança do paciente, com reflexos diretos na rotina laboratorial e na conformidade sanitária.

O biomédico tem um papel importante na garantia da qualidade diagnóstica e na segurança dos serviços de saúde, especialmente no contexto do SUS e do mercado de trabalho laboratorial, onde a conformidade regulatória é cada vez mais determinante para a sustentabilidade e credibilidade dos serviços.

Referências

Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Diretoria Colegiada. Resolução ANVISA nº 978, de 6 de junho de 2025. Dispõe sobre o funcionamento de Serviços que executam as atividades relacionadas aos Exames de Análises Clínicas (EAC). Brasília, 2025.

Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Roteiro Objetivo de Inspeção: EAC TIPO III (ST III - Laboratórios Clínicos). Brasília, 2025.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico responsável técnico e gestor da qualidade no Laboratório Clínico do HC-UFG/Ebserh, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do HC-UFG/Ebserh. Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro. Tutor da residência multiprofissional de Biomedicina do HC-UFG/Ebserh. Criador do blog Biomedicina Padrão.
| Contato: @biomedicinapadrao |