Laboratório virtual de química

Por Brunno Câmara - sexta-feira, agosto 12, 2011

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Sem título 2

IrYdium Chemistry Lab é um aplicativo em Java desenvolvido para estudantes, profissionais e amantes de Química. Ele é um simulador capaz de realizar experiências em um laboratório químico virtual. Ele possui um sistema que permite misturar substâncias e, assim, criar novas fórmulas.

Mesmo para quem é leigo no assunto, mas sempre se interessou por Química, tem a oportunidade de utilizar alguns recursos que um laboratório dispõe para testar as reações químicas.

Interface

No painel esquerdo, o simulador químico oferece diversas soluções químicas para serem usadas nas experiências. A lista contém água (H2O), Bases Fortes e Fracas, Ácidos Fortes e Fracos, Indicadores que alteram a cor da solução, Ácidos e Bases conjugadas, Soluções Variadas e Sólidos.

Para utilizar uma solução, basta clicar duas vezes sobre ela. Assim o componente será adicionado à bancada de trabalho ativa, localizada no centro do aplicativo. Com as substâncias na bancada, arraste um dos frascos para cima dos outros para realizar a mistura. Mais abaixo, indique a quantia desejada a transferir ou retirar.

94232

O programa também permite realizar reações com fogo, basta adicionar a ferramenta “Bico de Bunsen” e arrastar para o frasco desejado. Ainda no menu de ferramentas, é possível inserir frascos vazios e uma balança para calcular o peso de cada solução.

Todas as informações da solução localizada no painel central são apresentadas no painel direito. Caso utilize o Bico de Bunsen, as informações de temperatura e de molaridade das substancias são atualizadas em tempo real. Além disso, é possível visualizar um gráfico que mostra a quantidade de cada elemento na substância e seu pH.

Instalação

O aplicativo baixado está no formato compactado. Assim, extraia seu conteúdo para uma pasta do computador e inicie o programa com a extensão JAR. Para isso, é necessário ter o Java instalado na máquina disponível neste link. Caso ocorram problemas com o arquivo baixado, experimente usar a versão online (clique para abrir).

download

[2MB] Virtual Lab sem Java Plug-in
[51MB] Virtual Lab International com Java.

 

VOTE BIOMEDICINA

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |