Biomedicina e Circulação Extracorpórea (Perfusão)
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
O que é Circulação Extracorpórea (CEC)?
É o ato de manter o paciente com suporte artificial de vida coração-pulmão artificial ou “by pass” cardiopulmonar total, muito utilizado nas cirurgias cardiovasculares, mas também em outros procedimentos como as afecções da aorta, transplantes de coração e/ou pulmão, transplante hepático e em alguns tipos de retirada de tumores. Consiste em um console com dispositivos descartáveis que são montados de acordo com a nescessidade do paciente.
O que o Biomédico faz?
Durante o procedimento como numa cirurgia cardiovascular o paciente fica com a função cardiopulmonar sendo realizada por meio de dispositivos externos artificiais (Coração, Pulmão e Rim artificial), onde o sangue é drenado, filtrado, oxigenado e re-injetado perfundindo todo o organismo, se monitora pressão, temperatura, fluxo, coagulação, equilíbrio hidro-eletrolítico e hemodinâmico, débito renal e providencia-se as devidas correções.
Aparelho de CEC
O especialista deve ser extremamente capacitado para tal, pois pode ser um fator determinante no resultado final do procedimento, que neste caso é vida ou morte. Então se pode dimensionar a importância deste profissional na alta complexidade.
Mercado de Trabalho
Atualmente existe a falta deste profissional (perfusionista), principalmente no serviço público onde nem sempre se conta com mão de obra que contemple os pré-requisitos impostos pela SBCEC, pois existe a necessidade de se criar o cargo em muitas instituições hospitalares e dentro das estrutura dos estados, municípios e união.
Na iniciativa privada existem várias formas de contratação deste especialista bem como sua participação como membro efetivo das equipes cirúrgicas e por meio de prestação de serviço. As relações profissionais dos dias atuais são muito dinâmicas devido à extrema facilidade das comunicações.
Retirado da entrevista do biomédico perfusionista Dr. Jeffchandler ao Blog