Novas tecnologias ajudam pacientes durante exames
Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
Neste laboratório em São Paulo, uma solução digital praticamente acabou com a rejeição à ressonância. Desenvolvido nos Estados Unidos, este sistema aposta em óculos especiais e fones de ouvido para levar o paciente a uma atmosfera virtual na hora do exame. Antes de entrar na máquina, o usuário escolhe como prefere se distrair em um vasto menu de músicas, filmes e shows.
Não deixe de assistir o vídeo. Nele o biomédico também é citado.
A solução pode parecer simples, mas graças ao seu campo magnético extremamente forte, nenhum material metálico pode se aproximar do equipamento de ressonância. Ou seja, todo o sistema foi desenvolvido sem o uso de ferro ou quaisquer outros metais para que não haja qualquer tipo de interferência. A transmissão do vídeo para os óculos especiais é feita através de fibra óptica.
Outro aparelho bacana quando se pensa em tecnologia para a medicina é o “visualizador de veias” portátil. O equipamento ajuda o profissional a identificar as veias que devem ser retiradas em uma possível cirurgia ou simplesmente onde colocar a agulha em uma simples coleta.
Um facho de luz é projetado na pele do paciente e, a partir dela, o visualizador desenha as veias em tempo real, a partir de uma imagem infravermelha processada por computador. A luz infravermelha é absorvida pelo sangue e refletida pelo tecido circundante; a imagem aparece diretamente na pele do paciente.