Rivalidade entre as profissões da área da saúde

Por Brunno Câmara - domingo, janeiro 20, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Quem nunca viu um médico falar mal de um enfermeiro, ou um farmacêutico de um biomédico? No Brasil existe uma certa rivalidade entre essas e outras profissões. Não são todos os profissionais que são assim, mas vez ou outra presencio algo do tipo. E, geralmente, começa na faculdade.

Já ouvi falarem que enfermeiros são médicos frustrados, que biomédicos estão roubando o espaço dos farmacêuticos, fisioterapeutas só sabem fazer massagem, etc.

Quando entrei na faculdade, minha turma tinha algumas aulas com a turma de enfermagem e, apesar de termos feito algumas amizades, ficamos com a fama de sermos estudantes de biomedicina metidos, e nunca tivemos um relacionamento totalmente amigável com eles.

A medicina no começo era uma só, mas com o passar do tempo foi sendo dividida em áreas, como conhecemos hoje. Temos os profissionais que desenvolvem os medicamentos, outros que cuidam dos dentes, outros do psicológico, da alimentação, da fala, e nós, em geral, dos exames.

Hora ou outra algumas áreas se chocam, podendo profissionais de diferentes formações atuarem num mesmo campo, aumentando assim a concorrência. Aí vem a justificativa de quem chega primeiro tem mais direito, começando um debate entre as profissões.

Todas as profissões da área da saúde têm sua importância para a sociedade. Não faz sentido essa segmentação pela rivalidade. Uma equipe boa tem que ser multidisciplinar, e quem sai ganhando são os pacientes.

Um biomédico perfusionista, por exemplo, deve ter um bom relacionamento com os médicos cirurgiões, caso contrário o paciente pode ser prejudicado. E como você escolheu um curso na área da saúde, creio que esse não seja seu objetivo.

No meu curso de especialização em Genética Médica e Biologia Molecular, temos enfermeiros, biólogos, farmacêuticos, médicos e biomédicos. Sempre em nossas discussões sobre o aconselhamento genético batemos na tecla da multidisciplinaridade, tudo para dar a melhor assistência possível ao paciente e à sua família.

Então, creio que temos que reavaliar nossos conceitos sobre as outras profissões e tentar fortalecer nossa área, a área da VIDA.

Como disse Omler (um barbeiro judeu) por Charlie Chaplin em The Great Dictator (1940): Let us all unite! (Vamos nos unir!)

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |