O grande ENTRAVE da Biomedicina

Por Brunno Câmara - quinta-feira, março 07, 2019

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.



Definição de entrave: obstáculo; dificultar ou impedir o desenvolvimento de algo.


Estou na biomedicina há 11 anos, e em todo esse tempo muita coisa melhorou. Porém, o que ainda mais gera debate é a questão da oferta de vagas e remuneração do biomédico.

Refletindo sobre isso recentemente, percebi onde provavelmente está o maior obstáculo da biomedicina.

Quando a gente olha para outras profissões da área da saúde, percebemos que na maioria delas o profissional pode atuar como profissional liberal, ou seja, trabalhar por conta própria; ser seu próprio dono.

Nutricionistas, odontólogos, psicólogos, médicos, educadores físicos, médicos veterinários, dentre outros, podem ter seu próprio consultório ou oferecer seus serviços, não dependendo de mais ninguém para poder começar a trabalhar.

Quando olhamos para a biomedicina, na maioria dos casos, dependemos de empresas, laboratórios e instituições abrirem vagas para podermos trabalhar.

Então, a maioria de nós fica dependente de terceiros para poder trabalhar e ter uma renda. E se a oferta dessas vagas não é grande, consequentemente sobram profissionais.

Das nossas habilitações, as que mais propiciam ao biomédico ser um profissional liberal são a Biomedicina Estética e a Acupuntura.

O nosso maior avanço nesse sentido foi a criação da Biomedicina Estética, em que o biomédico pode montar seu consultório, ter seus clientes e fazer sua carreira, sem depender de mais ninguém para ter que oferecer uma vaga ou oportunidade.

Não é a toa que muitas pessoas estão se especializando nessa área. Pois além de ter boas chances de rentabilidade, as oportunidades são criadas pelo próprio profissional.

Porém, precisamos de mais!

Criar uma empresa? Não necessariamente!

Provavelmente, a primeira coisa que você deve ter pensado é na criação de uma empresa, um laboratório por exemplo.

Mas isso é algo complexo, e nem todo mundo tem o perfil  ou está disposto a ser um empresário.

Você pode se cadastrar como microempreendedor individual (MEI), mas não necessariamente precisa abrir uma empresa com sede fixa e funcionários, por exemplo.

Além disso, todo profissional liberal deve ser empreendedor. Pois para conseguir seus clientes, mantê-los, é necessário que você tenha ideias boas, estratégias e uma boa reputação no mercado.

Como mudar isso?

Eu ainda não consegui pensar numa atividade em que pudéssemos trabalhar como profissional liberal aplicando nossas habilitações, principalmente as Análises Clínicas.

Como houve a criação da estética na biomedicina, o conselho de biomedicina deve criar e publicar uma resolução nos habilitando a trabalhar em uma área como profissional liberal.

Mas para isso, temos que ter ideias do que poderíamos fazer.

É por isso que estou escrevendo este post. Quero que vocês me ajudem a pensar em formas de não depender da abertura de vagas de emprego, de podermos ser nossos próprios donos.

Se você tiver alguma ideia, me mande no instagram @biomedicinapadrao ou por e-mail blogbiomedicinapadrao@gmail.com

6 ideias de renda extra para biomédicos

Recentemente, publiquei aqui no blog ideias de como trabalhar para aumentar sua renda.

Em algumas delas temos como trabalhar como profissionais liberais, como na área de consultoria.

Mas algumas áreas são para profissionais que já têm mais experiência, e um recém-formado não se beneficiaria tanto assim.

Confira: https://www.biomedicinapadrao.com.br/2019/03/6-ideias-de-renda-extra-para-biomedicos.html

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |