Biomedicina e Psicobiologia

Por Brunno Câmara - quarta-feira, maio 02, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Você sabia que a psicobiologia é umas das habilitações do Biomédico? Muitas pessoas nunca ouviram falar. Então aqui você vai encontrar algumas informações básicas sobre essa área.

O estudo do comportamento humano pela Psicologia deparou com muitas questões polêmicas sobre a determinação biológica do comporta­mento. Quais as relações entre nossa fisiologia e nosso comportamento? Como o ambiente influi em nosso organismo? Quais os aspectos de nos­so psiquismo que estariam determinados geneticamente? Haveria uma determinação genética para os comportamentos?

A Psicologia não poderia responder a essas questões, se não aliasse seus estudos aos da Biologia. Assim, a Psicobiologia é uma área de pesquisa comum às duas ciências, que procura desenvolver o conhecimento sobre as bases biológicas do comportamento.

ALGUNS TEMAS ESTUDADOS PELA PSICOBIOLOGIA

Dentre os vários temas estudados pela Psicobiologia, podemos des­tacar a aprendizagem, a estimulação sensorial, os estados psicológicos, as drogas e as doenças mentais.

DROGAS

Outro campo importante do estudo da Psicobiologia é o estudo das drogas e sua influência sobre o comportamento, pois há razões para se crer que o conhecimento dos mecanismos de ação das drogas sobre o or­ganismo e o comportamento possam levar a uma compreensão das bases biológicas das doenças mentais. Outra contribuição importante desses estudos diz respeito à dependência que as pessoas desenvolvem em relação a drogas como o álcool, barbitúricos e narcóticos.

DOENÇAS MENTAIS

A compreensão das doenças mentais também tem recebido importantes contribuições destes estudos, como por exemplo, os trabalhos que têm procurado descobrir a presença de fatores orgânicos na esquizofrenia.


Entrevista com a professora e pesquisadora na área de Psicobiologia na Unifesp, Deborah Suchecki

“O biomédico conhece a biologia do organismo melhor do que ninguém, porque o médico tem um conhecimento mais específico. Nesse sentido, temos condições de atuar em áreas diversificadas melhor do que outros profissionais.” Deborah Suchecki

BIOMÉDICOS — Deborah orientava, na época da entrevista, as teses de seis mestrandos (três deles biomédicos), quatro doutorandos (dois biomédicos) e era co-orientadora de duas teses. Também fazia a iniciação científica de dois alunos, ambos de Biomedicina. “Meus melhores alunos são biomédicos”, garantiu. “A grade curricular do curso de Biomedicina talvez seja a mais voltada para a Psicobiologia”, acredita a professora.

Deborah Suchecki formou-se em Biomedicina na então Osec (hoje Unisa) em 1983 e já durante o estágio em Farmacologia, no quarto ano, recebeu orientação de sua professora, que era mestranda da Unifesp, para entrar na área de Psicofarmacologia. “Sempre gostei de observar o comportamento”, revela a biomédica.

“As universidades preparam os biomédicos para o diagnóstico, e na Unifesp o enfoque é a formação de pesquisadores, o que facilita a interseção em outras áreas”, avalia. Seu trabalho principal consistia em estudar como os hormônios liberados pelo estresse influenciam o comportamento. “Na área mais específica da Biomedicina, sempre fiz dosagens hormonais, utilizando ratos brancos. Meu produto final sempre é biológico.”

A entrevista saiu na Revista do Biomédico, do CRBM-1, edição 74. LINK

Mestrado em psicobiologia na USP | Pós-graduação em psicobiologia UNIFESP | UNB

A PSICOBIOLOGIA - Profª Cláudia Rosana F. Macêdo Moura

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |