5 passos para pesquisar artigos online

Por Brunno Câmara - quinta-feira, março 14, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

A pesquisa bibliográfica oferece a oportunidade de conhecer as diferentes formas de contribuição científica que se realizaram sobre determinado assunto. Geralmente, o levantamento bibliográfico é feito em bibliotecas públicas, universidades e, especialmente, em acervos virtuais na internet.

A busca de literatura relevante permite conhecer as contribuições de outros pesquisadores. Ela deve ser a mais completa, atualizada e oportuna possível. A tarefa de descobrir, obter, ler, selecionar e relacionar documentos de determinado assunto é facilitada pela moderna tecnologia dos sistemas de informação computadorizados.

Confira 5 passos para fazer uma pesquisa efetiva e achar mais artigos para seu trabalho:

1

Selecione as palavras-chave referentes ao assunto a ser pesquisado no site da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). www.regional.bvsalud.org

 

2

Comece a busca pela BVS com acesso às bases, como Medline, SciELO, Lilacs etc. A BVS fornece link para muitos artigos científicos com texto integral gratuito.

 

3Caso não encontre um determinado artigo científico com texto integral gratuito, faça a busca pela revista na qual deseja obter esse artigo no site Periódicos CAPES.  Esse portal permite acesso a várias revistas científicas nacionais e internacionais, teses e dissertações com texto integral gratuito. www.periodicos.capes.gov.br

4

Em seguida, caso necessite ampliar a busca em bases internacionais, opte pela base PubMed da National Library of Medicine. www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed

 

 5
Caso necessite ampliar a busca em bancos de teses e dissertações, escolha a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade de São Paulo (USP). Acesso com texto integral gratuito. www.teses.usp.br

 

Conheça algumas bases de dados mais importantes:

BVS – Biblioteca Virtual em Saúde: portal de textos completos. Produzida pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Também conhecida por Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde. A sede da BIREME encontra-se no Brasil, no campus central da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde a sua criação, em 1967. Contém 15 Bases de Dados. Idiomas: português, espanhol, inglês. Serviços: busca cruzada entre Google acadêmico e Medline.

Portal CAPES: um portal brasileiro de informação científica desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da  Educação.  Disponibiliza  documentos  nacionais  e  internacionais  (periódicos científicos, teses etc.) de muitas áreas com acesso gratuito.

Lilacs – Literatura Latino-Americana en Ciencias de la Salud: produzida pela BIREME desde 1982, indexa artigos de 542 títulos de periódicos (180 brasileiros), livros, teses, trabalhos apresentados em eventos, relatórios científicos e outros documentos não convencionais de 37 países da América Latina e do Caribe.

PUBMED – Serviço de U. S. National Library of Medicine: inclui aproximadamente 17 milhões de citações da Medline e artigos de biomedicina desde 1950. Fornece links para resumo de artigos e disponibiliza alguns artigos com texto completo gratuito.

SciELO – Scientific Electronic Library Online: modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na internet. Desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento, particularmente na América Latina. Assegura visibilidade e acesso universal à literatura científica latino-americana, contribuindo para a superação do fenômeno conhecido como “ciência perdida”. O Modelo SciELO contém procedimentos integrados para medir o uso e o impacto dos periódicos científicos.

Com informações de

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |