HCFMRP-USP anuncia Residência inédita em Patologia Clínica

Por Brunno Câmara - segunda-feira, dezembro 22, 2025

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Atualização 26/01/2026

O diretor técnico de saúde, David Falango, em seu perfil no LinkedIn, informou que "Apesar da aprovação formal do Programa de Residência Uniprofissional em Patologia Clínica, não haverá oferta da residência em 2026, em razão da não contemplação com bolsas federais no resultado final divulgado pelo Ministério da Saúde."



Biomédicos agora terão mais uma oportunidade de fazer residência em área da saúde.

Isso por que o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCFMRP-USP) irá ofertar, pela primeira vez, a Residência Uniprofissional em Patologia Clínica.

Será uma residência exclusiva para biomédicos.


O edital do processo seletivo ainda não saiu. As bolsas ainda estão em etapa de aprovação, com previsão para o resultado final em 07 de janeiro de 2026.

Mas, algumas datas já estão previstas. Confira:

  • Inscrições: 19 a 29 de janeiro de 2026
  • Prova: 08 de fevereiro de 2026
  • Resultado: 20 de fevereiro de 2026
  • Matrículas: a partir de 24 de fevereiro de 2026

O início dos aprovados na residência será em 01 de março, assim como em todos os programas de residência do Brasil.

Atualmente, a bolsa da residência está em R$ 4.106,09 e há a possibilidade de também haver auxílio alimentação.

A publicação de um edital costuma trazer empolgação, mas também muitas dúvidas sobre a preparação. Afinal, não basta estudar muito, é preciso estudar o que realmente cai e da forma como a banca cobra.

Para ajudar biomédicos nesse processo, eu criei o Curso Preparatório em Análises Clínicas, focado em quem deseja se preparar para residências e concursos, com uma abordagem prática, direcionada e baseada no perfil das provas.

Se esse edital faz parte dos seus objetivos profissionais, o curso pode ser um apoio importante para organizar os estudos e chegar mais competitivo na prova.

Prepare-se para a prova dessa residência com meu curso preparatório de análises clínicas. Clique aqui.

Assim que o edital for publicado divulgarei aqui no blog. 

Você pode ficar de olho no site também: site.hcrp.usp.br/ensino

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico responsável técnico e gestor da qualidade no Laboratório Clínico do HC-UFG/Ebserh, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do HC-UFG/Ebserh. Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro. Tutor da residência multiprofissional de Biomedicina do HC-UFG/Ebserh. Criador do blog Biomedicina Padrão.
| Contato: @biomedicinapadrao |