HCFMRP-USP anuncia Residência inédita em Patologia Clínica

Por Brunno Câmara - segunda-feira, dezembro 22, 2025

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Biomédicos agora terão mais uma oportunidade de fazer residência em área da saúde.

Isso por que o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (HCFMRP-USP) irá ofertar, pela primeira vez, a Residência Uniprofissional em Patologia Clínica.

Será uma residência exclusiva para biomédicos.


O edital do processo seletivo ainda não saiu. As bolsas ainda estão em etapa de aprovação, com previsão para o resultado final em 07 de janeiro de 2026.

Mas, algumas datas já estão previstas. Confira:

  • Inscrições: 19 a 29 de janeiro de 2026
  • Prova: 08 de fevereiro de 2026
  • Resultado: 20 de fevereiro de 2026
  • Matrículas: a partir de 24 de fevereiro de 2026

O início dos aprovados na residência será em 01 de março, assim como em todos os programas de residência do Brasil.

Atualmente, a bolsa da residência está em R$ 4.106,09 e há a possibilidade de também haver auxílio alimentação.

A publicação de um edital costuma trazer empolgação, mas também muitas dúvidas sobre a preparação. Afinal, não basta estudar muito, é preciso estudar o que realmente cai e da forma como a banca cobra.

Para ajudar biomédicos nesse processo, eu criei o Curso Preparatório em Análises Clínicas, focado em quem deseja se preparar para residências e concursos, com uma abordagem prática, direcionada e baseada no perfil das provas.

Se esse edital faz parte dos seus objetivos profissionais, o curso pode ser um apoio importante para organizar os estudos e chegar mais competitivo na prova.

Prepare-se para a prova dessa residência com meu curso preparatório de análises clínicas. Clique aqui.

Assim que o edital for publicado divulgarei aqui no blog. 

Você pode ficar de olho no site também: site.hcrp.usp.br/ensino

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico responsável técnico e gestor da qualidade no Laboratório Clínico do HC-UFG/Ebserh, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do HC-UFG/Ebserh. Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro. Tutor da residência multiprofissional de Biomedicina do HC-UFG/Ebserh. Criador do blog Biomedicina Padrão.
| Contato: @biomedicinapadrao |