Secreções do corpo e seus diferentes gostos

Por Brunno Câmara - domingo, fevereiro 03, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

 

O gosto das secreções humanas depende do material de que são compostas. A maioria delas é composta de água e proteínas.

Algumas, como o sêmen, o leite e o suor, apresentam gosto diferente de acordo com o que a gente come. "Um exemplo é o alho, que muda o aspecto de elementos do suor e até da lágrima", diz Alfredo Salin Helito, do Hospital Sírio-Libanês.

Confira alguns gostos, e não me perguntem como eles chegaram a esses resultados. Smiley decepcionado

SUOR
Composto de cloreto de sódio, potássio, ácidos graxos e proteínas. O sabor salgado vem do sódio e do potássio.

BILE
Produzido pelo fígado, esse líquido possui bilirrubinato (que dá a cor amarelada), colesterol e sais biliares, responsáveis pelo gosto amargo.

CERA DE OUVIDO
Contém peptídeos, ácidos graxos, colesterol e a enzima lisozima. Seu gosto amargo e sua consistência pegajosa servem para repelir os insetos.

URINA
Tem ureia, ácido úrico e sais minerais (potássio, cálcio, magnésio, cloro e sódio), que dão o sabor salgado.

LEITE
Constituído de poliaminas, gordura e imunoglobulinas. Mas é o açúcar presente na lactose que dará seu sabor levemente adocicado.

LÁGRIMA
Contém proteínas (como albumina, lisozima, mucina e monoglobulina), mas é o cloreto de sódio o responsável pelo gosto salgado.

SÊMEN
Tem glicose e lactose, além de espermina, putrescina e cadaverina - presentes em cadáveres! -, de gosto levemente salgado.

SECREÇÃO VAGINAL
As variações do sabor dependem de descamamentos, cálculos e microbiota. Dependendo dessas bactérias, o gosto será diferente, tendendo para o ácido e salgado.

Fonte: MundoEstranho

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |