Por que Biomedicina?

Por Brunno Câmara - quinta-feira, agosto 19, 2010

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Quando eu era pequeno gostava muito de assistir aqueles programas sobre animais, como o da Eliana. Tinha muita vontade de viajar ao redor do mundo e ver todos aqueles animais. Daí quando alguém me perguntava o que eu queria ser quando crescer eu dizia: – Biólogo.

Quando cheguei no ensino médio comecei a pesquisar profissões, mas ainda querendo fazer biologia. Tudo mudou quando conheci minha professora de biologia, Maria Vitória. A melhor professora que tive dessa matéria. É graças a ela que hoje faço biomedicina.

Ela nos ensinou tão bem que até hoje não esqueci nada. Comecei a querer medicina, mas a realidade falou mais alto. Medicina tinha que ser na Federal, por que não tinha condições de pagar uma particular. Como estudava em uma escola estadual não tinha como passar, já que a concorrência era grande (mesmo sendo um dos melhores alunos da escola).

 

Conheci a Biomedicina, que estava na relação de cursos da UFG. Daí eu pensei: – Deve estar no meio da biologia e medicina, por isso BIOMEDICINA. No começo veio aquele receio, será que teria que mexer com fezes, urina, etc.? Surgiu até um preconceito. Mas, como o nome já diz, PRÉ CONCEITO (conceituar uma coisa que você não conhece).

Fiz o vestibular para biomedicina na UFG, mas não passei. Tentei farmácia na UEG mas também não passei. Como tinha feito o ENEM, tentei também o PROUNI para biomedicina só que na PUC-GO, não deu porque era muito concorrido e só tinha uma vaga.

Então decidi fazer um cursinho para o vestibular durante seis meses. Tentei novamente: UFG, UEG e PROUNI (dessa vez na faculdade onde estudo atualmente).

Não deu outra, tinha conseguido a bolsa do PROUNI para biomedicina. Mas na hora que fiquei sabendo não deu vontade de fazer não. Aí falei pra minha mãe e ela disse que era pra eu começar se não gostasse depois mudava, já que tinha acabado de fazer 18 anos.

Hoje olho para trás e vejo que fiz a escolha certa. Pensando bem, medicina pode dar status e dinheiro mas consome muito tempo da sua vida, você não tem tempo pra nada, além do mais 6 anos de graduação e 3 de residência.

Depois disso percebi que a biomedicina era pouco divulgada, não tinha muita coisa sobre ela na internet. Daí pensei: – O que posso fazer para ajudar os estudantes que querem fazer o curso mas não sabem direito o que é, como é?

Criei o blog com o intuito de não deixar acontecer com esses estudantes o que aconteceu comigo lá no começo. E ainda divulgar eventos, festas, artigos, etc. E, para nós que já fazemos biomedicina, materiais de estudos, imagens engraçadas, mercado de trabalho, oportunidades de empregos, outros blogs, notícias, pérolas, enquetes, etc.

Hoje o blog recebe milhares de visitas por dia, segundo o google. É isso aí, o blog é de todos, qualquer dúvida e sugestões é só entrar em contato.

E você, por que escolheu biomedicina? Conte sua história!

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |