Nanotubos intercelulares mediam comunicação bacteriana

Por Brunno Câmara - domingo, outubro 16, 2011

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Além da transdução, transformação e conjugação, agora sabe-se que as bactérias também comunicam-se através de nanotubos, que servem de ponte, permitindo troca de moléculas.

bactérias biomedicina

Bactérias são conhecidas por se comunicarem principalmente por fatores secretados no meio extracelular. Pesquisadores da Universidade de Jerusalém conseguiram identificar um tipo de comunicação bacteriana, previamente desconhecida, mediada por nanotubos que fazem ligações entre as células vizinhas. O estudo foi publicado na revista “Cell” em Fevereiro de 2011.

Eles usaram o Bacillus subtilis como modelo e conseguiram visualizar a transferência de moléculas citoplasmáticas fluorescentes entre células adjacentes. Adicionalmente, foram feitas co-culturas de cepas que tinham diferentes genes de resistência à antibióticos e ficou evidenciado que as trocas moleculares capacitaram as células a adquirirem, transitoriamente, resistência não-hereditária. Além disso, plasmídeos não-conjugativos puderam ser transferidos de uma célula para outra, conferindo assim características hereditárias às células receptoras.

Nanotubos Bacterianos Biomedicina
GFP - Proteína Verde Fluorescente, do inglês Green Fluorescent Protein.

Os nanotubos também foram formados entre espécies diferentes. Entre B. subtilis e Staphylococcus aureus, e até mesmo entre B. subtilis e a evolutivamente distante bactéria Escherichia coli.

O estudo propõe que os nanotubos são a principal forma de comunicação bacteriana na natureza, fornecendo uma rede para trocas de moléculas celulares entre mesmas espécies e até mesmo espécies diferentes.

 

VEJA TAMBÉM
sexo bacteriano

Referência
Gyanendra P. Dubey, Sigal Ben-Yehuda. Intercellular Nanotubes Mediate Bacterial Communication. Cell. Vol. 144. 2011.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |