Trio de pesquisadores do sistema imunológico vence Nobel de Medicina

Por Brunno Câmara - segunda-feira, outubro 03, 2011

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

O prêmio Nobel de Medicina de 2011 foi atribuído ao americano Bruce Beutler, ao luxemburguês Jules Hoffmann e ao canadense Ralph Steinman por seus trabalhos sobre o sistema imunológico, anunciou nesta segunda-feira em Estocolmo o comitê Nobel.

Os ganhadores do Nobel de Medicina 2011: o americano Bruce Beutler, o francês Jules Hoffmann e o canadense Ralph Steinman (Foto: Divulgação/Nobel)

"Os premiados do Nobel deste ano revolucionaram nossa compreensão do sistema imunológico ao descobrir as principais chaves de sua ativação", afirma um comunicado do comitê.

"Beutler e Hoffmann compartilham metade do prêmio por seus trabalhos sobre o sistema imunológico inato. Steinman é recompensado por seus trabalhos sobre o sistema imunológico de adaptação", explica o comitê.

Os dois primeiros dividirão metade do prêmio (10 milhões de coroas, US$ 1,48 milhão) e o canadense receberá a outra metade. Os três receberão o prêmio em uma cerimônia no dia 10 de dezembro em Estocolmo.

Beutler e Hoffmann foram citados por suas descobertas na década de 1990 de proteínas receptoras que reconhecem bactérias e outros microrganismos nocivos ao corpo humano, ativando a primeira linha de defesa do sistema imunológico.

Steinman foi premiado por sua descoberta de duas décadas atrás sobre células dendríticas, que ajudam a regular a imunidade adaptativa, o segundo passo da resposta do sistema de defesa.

PESQUISA

A pesquisa do trio revelou muitos segredos sobre como o sistema imunológico funciona. "O trabalho deles abriu novos caminhos para o desenvolvimento de prevenção e terapia contra infecções, câncer e doenças inflamatórias", disse o comitê.

Segundo o comunicado, o trabalho dos três tem sido fundamental para aprimorar vacinas contra doenças infecciosas e para novas abordagens de combate ao câncer. A pesquisa ajudou a lançar as bases para uma nova onda da chamada de "vacina terapêutica", que estimula o sistema imunológico a atacar os tumores.

As descobertas realizadas ajudam com pistas sobre o tratamento de doenças inflamatórias nas quais os componentes do sistema de autodefesa acabam atacando os próprios tecidos do corpo.

Beutler é professor de genética e imunologia no The Scripps Research Institute na cidade de La Jolla, Estado da California.

Hoffmann liderou o um laboratório de pesquisas em Strasbourg, na França, entre 1974 e 2009, e foi presidente da Academia Nacional de Ciências Francesa entre 2007 e 2008. Sua descoberta veio em 1996 durante pesquisa sobre como mosquitos de frutas combatem infecções.

Dois anos depois, a pesquisa de Beutler em ratos mostrou que os insetos e os mamíferos tinham similaridades na ativação de sua imunidade.

Steinman é afiliado da Rockefeller University em New York desde 1970, onde preside Center for Immunology and Immune Diseases. Sua descoberta foi em 1973, quando encontrou um novo tipo de célula, a dendrítica, com papel essencial na produção de anticorpos que combatem infecções.

 

PREMIAÇÃO

O prêmio de Medicina é tradicionalmente a primeira categoria do ano cujos vencedores são anunciados. Os prêmios de ciência, literatura e paz começaram a ser entregues em 1901 pelo inventor da dinamite e empresário Alfred Nobel.

O prêmio da categoria do ano passado foi dado ao britânico Robert Edwards por suas pesquisas sobre a fecundação in vitro, iniciadas nos anos 50, em parceria com Patrick Steptoe, morto em 1988. Ele desenvolveu a técnica em que óvulos são fertilizados fora do corpo humano e implantados no útero.

folha

 

VOTE BIOMEDICINA

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |