Desafio da semana [atualizado]

Por Brunno Câmara - terça-feira, janeiro 24, 2012


🔥 Inscrições abertas para a 2ª Turma do Curso de Análises Clínicas para Residência e Concurso

Mais de 100 videoaulas, questões comentadas, simulados, aulas ao vivo sobre os aspectos clínico-laboratoriais dos 9 temas mais cobrados nas seleções.

Inscrições por tempo limitado!

Clique aqui e saiba como garantir sua vaga!

Resposta: Presença de hemácias acantocíticas (acantócitos) pois apresentam forma geralmente arrendondada, com proeminências ponteagudas. Os halos das hemácias estão maiores, podendo-se presumir, mesmo não sabendo os índices hematimétricos, que existe hipocromia. E o mais importante, que pode ser a causa das alterações nos eritrócitos, presença de formas tripomastigotas do protozoário Trypanosoma cruzi (atenção na nomenclatura).

Foram 33 respostas. Muitos acertaram. Parabéns! Mas muitos não observaram a presença dos tripomastigotas do T. cruzi. [Cuidado quem disse que era Anemia falciforme ou Malária.]


Qual seria seu laudo para a imagem abaixo? Deixe sua resposta nos comentários.

DESAFIO DA SEMANA

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |