Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
Você sabia que a psicobiologia é umas das habilitações do Biomédico? Muitas pessoas nunca ouviram falar. Então aqui você vai encontrar algumas informações básicas sobre essa área.
O estudo do comportamento humano pela Psicologia deparou com muitas questões polêmicas sobre a determinação biológica do comportamento. Quais as relações entre nossa fisiologia e nosso comportamento? Como o ambiente influi em nosso organismo? Quais os aspectos de nosso psiquismo que estariam determinados geneticamente? Haveria uma determinação genética para os comportamentos?
A Psicologia não poderia responder a essas questões, se não aliasse seus estudos aos da Biologia. Assim, a Psicobiologia é uma área de pesquisa comum às duas ciências, que procura desenvolver o conhecimento sobre as bases biológicas do comportamento.
ALGUNS TEMAS ESTUDADOS PELA PSICOBIOLOGIA
Dentre os vários temas estudados pela Psicobiologia, podemos destacar a aprendizagem, a estimulação sensorial, os estados psicológicos, as drogas e as doenças mentais.
DROGAS
Outro campo importante do estudo da Psicobiologia é o estudo das drogas e sua influência sobre o comportamento, pois há razões para se crer que o conhecimento dos mecanismos de ação das drogas sobre o organismo e o comportamento possam levar a uma compreensão das bases biológicas das doenças mentais. Outra contribuição importante desses estudos diz respeito à dependência que as pessoas desenvolvem em relação a drogas como o álcool, barbitúricos e narcóticos.
DOENÇAS MENTAIS
A compreensão das doenças mentais também tem recebido importantes contribuições destes estudos, como por exemplo, os trabalhos que têm procurado descobrir a presença de fatores orgânicos na esquizofrenia.
Entrevista com a professora e pesquisadora na área de Psicobiologia na Unifesp, Deborah Suchecki
“O biomédico conhece a biologia do organismo melhor do que ninguém, porque o médico tem um conhecimento mais específico. Nesse sentido, temos condições de atuar em áreas diversificadas melhor do que outros profissionais.” Deborah Suchecki
BIOMÉDICOS — Deborah orientava, na época da entrevista, as teses de seis mestrandos (três deles biomédicos), quatro doutorandos (dois biomédicos) e era co-orientadora de duas teses. Também fazia a iniciação científica de dois alunos, ambos de Biomedicina. “Meus melhores alunos são biomédicos”, garantiu. “A grade curricular do curso de Biomedicina talvez seja a mais voltada para a Psicobiologia”, acredita a professora.
Deborah Suchecki formou-se em Biomedicina na então Osec (hoje Unisa) em 1983 e já durante o estágio em Farmacologia, no quarto ano, recebeu orientação de sua professora, que era mestranda da Unifesp, para entrar na área de Psicofarmacologia. “Sempre gostei de observar o comportamento”, revela a biomédica.
“As universidades preparam os biomédicos para o diagnóstico, e na Unifesp o enfoque é a formação de pesquisadores, o que facilita a interseção em outras áreas”, avalia. Seu trabalho principal consistia em estudar como os hormônios liberados pelo estresse influenciam o comportamento. “Na área mais específica da Biomedicina, sempre fiz dosagens hormonais, utilizando ratos brancos. Meu produto final sempre é biológico.”
A entrevista saiu na Revista do Biomédico, do CRBM-1, edição 74. LINK
Mestrado em psicobiologia na USP | Pós-graduação em psicobiologia UNIFESP | UNB
A PSICOBIOLOGIA - Profª Cláudia Rosana F. Macêdo Moura