Executiva Nacional dos Estudantes de Biomedicina

Por Brunno Câmara - domingo, setembro 16, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

executiva
*Imagem não oficial

Recentemente, no Facebook, um grupo de estudantes se reuniu para proporcionar a criação da Executiva do curso de Biomedicina.

O que vem a ser Executiva de curso?

É uma entidade representativa a nível nacional e regional, sem fins lucrativos. Impulsiona a luta específica do curso e realiza encontros anuais dos estudantes.

A executiva é a voz dos estudantes, que muitas vezes se encontram desamparados e sem a quem recorrer. A executiva é a força do Movimento Estudantil, que visa o fortalecimento da profissão e luta para conseguir os direitos. Para manter a classe Biomédica unida, precisa-se de articulação a nível nacional. Não basta lutar sozinhos pelo curso: necessário é avançar juntos para estruturar uma Executiva forte.

O grupo relatou que no ano de 2003 e 2010 houve tentativas para criar a Executiva de Biomedicina, em São Paulo e em Pernambuco, respectivamente. Tentativas não sucedidas pela desmobilização dos estudantes de Biomedicina. Porém, hoje a realidade é outra!

Vamos dizer que a democratização do acesso às tecnologias de informação possibilitou maior comunicação entre os Estudantes de Biomedicina em todo o Brasil. Isso potencializa o diálogo e os debates sobre a Executiva nesse grupo. Não fique de fora!

A Lei nº 7.395 de 31/10/1985 em seu quinto artigo, diz que entidade desse porte precisa ser criada em Congresso, nos quais há aprovação do Estatuto que lhe rege e fundação do mesmo. Isso significa que logo teremos um Congresso Nacional dos Estudantes de Biomedicina para a criação da Executiva.

O grupo visa buscar e recebe de braços abertos representantes de todas as universidades para ter um Movimento unificado, forte e representativo. E assim, proporcionar a criação da Executiva. Você pode entrar em contato com eles através do e-mail: brasil.enabm@gmail.com e demonstrar “interesse” ou simplesmente tirar “dúvidas”.

“Juntos somos mais fortes, e a Biomedicina precisa de nós. Juntos por amor a ciência, a pesquisa e as análises clínicas. Juntos pela Biomedicina!”

Texto por Rhuan Caetano

Mapa por Lucas Pedrosa

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |