Uso do PSA como ferramenta na prática forense

Por Brunno Câmara - sexta-feira, outubro 05, 2012

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Peritos criminais do Laboratório de Biologia e DNA Forense do Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues da Secretaria de Segurança Pública e Justiça do Estado de Goiás determinaram que a análise qualitativa do antígeno prostático específico (PSA) pode ser uma importante ferramenta na prática forense.

O número de exames forenses relacionados a vítimas de casos de estupro está aumentando constantemente. A identificação do sêmen é de extrema importância na investigação destes casos e outros crimes sexuais.

O procedimento mais comum, utilizado para identificação de sêmen, é a detecção citológica do espermatozoide. O Antígeno Prostático Específico (PSA) é uma glicoproteína produzida pelo tecido da próstata e secretada no plasma seminal.

O PSA é utilizado como um biomarcador de câncer e como marcador forense na detecção da presença de fluido seminal.

Neste estudo foram avaliadas 263 amostras de swabs e outras peças através de testes de PSA em membranas imunocromatográficas. Os resultados indicam que este método pode ser utilizado para identificar a presença de sêmen em amostras forenses e apresenta nível de concordância maior que 85% com a pesquisa citológica de espermatozoide.

Leia o artigo na íntegra:

Uso da Análise Qualitativa do Antígeno Prostático Específico (PSA) como Ferramenta na Prática Forense.
Ian Marques Cândido, Fernanda do Carmo Rodrigues, Keiti Machado de Borba , Luciano Figueiredo de Souza.
NewsLab - edição 113 - 2012

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |