Fiocruz vai criar centro de produção de kits diagnósticos para o SUS

Por Brunno Câmara - sexta-feira, novembro 16, 2012


Curta nossa página ↓

Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aprovou, junto ao Fundo Nacional de Saúde, a criação do Centro de Produção de Kits Diagnósticos para o SUS, que vem a ser uma plataforma de desenvolvimento e produção de testes capazes de responder a situações de surtos ou demandas sazonais de doenças emergentes e re-emergentes.

Com o projeto, a Fiocruz passará a ter uma plataforma de desenvolvimento, validação e produção, em Boas Práticas de Fabricação, de kits diagnósticos para atendimento às demandas específicas para ações de vigilância epidemiológica de doenças infectocontagiosas, como as doenças negligenciadas, para as quais não existe hoje disponibilidade comercial de testes.

Uma outra expectativa é estabelecer uma rede de cooperação com os laboratórios públicos e de referência; desenvolver, registrar, produzir e distribuir kits diagnósticos para testes imunológicos e moleculares necessários às ações de vigilância epidemiológica do território nacional e fronteiras.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior dos cursos de graduação em Biomedicina e Farmácia. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública - UFG (IPTSP-UFG). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários

Não temos interesse em publicar nada que nos ofenda ou ofenda outros visitantes. Só são aprovados textos que valorizem o que fazemos aqui e que podem ajudar outras pessoas, agregando valor ao conteúdo. O comentário precisa ser útil!