Perguntas e Respostas #2

Por Brunno Câmara - quarta-feira, janeiro 30, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Todas as perguntas publicadas aqui foram feitas pelo site ask.fm/Biomedicina.

A instituição em que a pessoa se forma tem peso no currículo?

As pessoas têm o hábito de achar que quem se forma em uma pública, por exemplo, é melhor do que quem se forma em uma particular. Isso é injusto, mas é a realidade. Muitas vezes os empregadores dão preferência para profissionais dessas instituições. Então o nome da faculdade tem um certo peso no currículo sim. Mas isso é um problema cultural antigo.

Geralmente os laboratórios aceitam acadêmicos voluntários a partir de qual período?

Você pode começar a tentar desde o primeiro. Claro que as atribuições serão mais básicas, mas só de estar no ambiente laboratorial é uma experiência incrível.


Depois de se formar, tem que fazer uma prova no conselho regional de biomedicina para poder exercer a função de biomédico?

Não, apenas fazer seu registro no conselho de sua região.


Vocês acham que com o passar do tempo a Biomedicina perdeu parte da essência da pesquisa e se voltou mais para as análises clínicas?

Sim, com certeza. Hoje a maioria das faculdades focam nas análises clínicas, principalmente as particulares. As faculdades públicas ainda são responsáveis pela maioria dos profissionais em pesquisas.


Pode-se afirmar que uma boa base em biologia (escolar) dará um certo suporte em algumas matérias do curso?

Sim. Uma boa base em biologia e química são importantes para começar o curso.


Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |