Google faz doodle para homenagear Rosalind Franklin

Por Brunno Câmara - quinta-feira, julho 25, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Doodle do google.com.br

Se estivesse viva hoje (25 de julho), Rosalind Franklin estaria completando 93 anos. Infelizmente ela trabalhava com raios-x e morreu muito cedo, aos 37 anos, de câncer.

Se você não sabe, ela foi uma das pessoas que ajudou na elucidação da estrutura da molécula de DNA.


Rosalind Franklin (1920-1958)

Em um congresso, em 1951, Rosalind Franklin sem saber estava contribuindo para a elucidação do modelo que seria proposto por Watson e Crick, que estavam presentes na plateia de sua palestra, ela apresentou as duas formas do DNA, o DNA tipo A e o DNA tipo B, e que a posição dos fosfatos estava localizada na parte externa da molécula.


Foto 51

Outra contribuição foi a fotografia do DNA tipo B, feita por difração de raio-x (conhecida como a foto 51). Essa fotografia foi mostrada a Watson por Maurice Wilkins sem a permissão de Rosalind. Ela morreu em 1958 por causa da radiação utilizada em seus trabalhos e não pode ganhar o Nobel em 62.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |