Pesquisadores descobrem novo sorotipo do vírus da dengue

Por Brunno Câmara - terça-feira, outubro 22, 2013

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Cientistas descobriram um novo tipo de um velho conhecido nosso, o vírus da dengue. Já não bastasse os quatro tipos conhecidos, agora fica ainda mais difícil o desenvolvimento de uma vacina contra a doença.

Sabemos que quando a pessoa é infectada com um tipo de vírus fica imunizada contra esse tipo, caso ocorra novas infecções. O problema é que ela ainda fica suscetível a três, ou melhor, agora quatro, outros tipos que ainda podem infectá-la e as chances de evolução para dengue hemorrágica aumentam.

Com isso em mente, os desenvolvedores de vacinas tentam produzir uma que funcione contra todos os tipos simultaneamente.

Como eles descobriram

Por acaso, pesquisadores fazendo triagem de amostras de pacientes com suspeita de dengue, encontraram um vírus coletado durante um surto em Sarawak, um estado da Malásia, em 2007, e suspeitaram que ele fosse diferente dos outros quatro sorotipos originais.

Eles sequenciaram seu material genético e descobriram que o vírus é filogeneticamente distinto dos outros tipos. Experimentos mostraram que os anticorpos contra o novo tipo, produzidos pelos macacos, são bastante diferentes dos anticorpos resultantes dos outros tipos previamente conhecidos.

Anúncio

O anúncio foi feito por Nikos Vasilakis, virologista na Filial Médica da Universidade do Texas,  na Terceira Conferência Internacional de Dengue e Dengue Hemorrágica que acontece entre os dias 21 e 23 de outubro de 2013 em Bangkok, Tailândia.

“Eles fizeram um belo trabalho na caracterização do vírus, e é convincente que esse é um tipo distinto dos outros quatro”, disse Thomas Scott, um especialista em dengue da Universidade da Califórnia, EUA.

Até então, o possivelmente chamado DEN-5, está relacionado com apenas um surto em humanos. Vasilakis suspeita que ele esteja circulando, possivelmente entre macacos, na floresta de Sarawak. Se ele se espalhar pode tornar o desenvolvimento de uma vacina ainda mais desafiador.

Leia mais: Por que a dengue pode ser mais grave depois da primeira vez?

Com informações da

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |