Pesquisadores desenvolvem filtro para tratamento da sepse

Por Brunno Câmara - sábado, junho 28, 2014

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Ilustração por Christina Ullman, cortesia da Oregon State University – link

Pesquisadores da Oregon State University, Estados Unidos, desenvolveram um filtro especial capaz de limpar o sangue de endotoxinas, que têm um importante papel na sepse.

A sepse pode rapidamente transformar uma simples infecção em uma inflamação sanguínea sistêmica, baseada em uma resposta imune anormal às endotoxinas liberadas das paredes celulares das bactérias. Quando grave, pode levar à falência múltipla de órgãos e morte.

O filtro remove as bactérias e endotoxinas, ao contrário dos antibióticos que matam os micro-organismos e deixam partículas e substâncias vasoativas circulando pelo corpo.

Com o tamanho de uma caneca, o filtro tem um conjunto de micro canais com diâmetro próximo a de um cabelo humano, que são revestidos por repetidas cadeias de carbono e oxigênio aderidas a ele, como “cabelos microscópicos”, que previnem a coagulação e têm em suas pontas peptídeos para se ligarem às endotoxinas.

Os cientistas planejam produzir o dispositivo mais barato, trocando algumas peças do material principal por polímeros mais em conta, e realizar ensaios clínicos que poderão levar essa tecnologia aos hospitais.

Com informações de Oregon State University

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |