Questão de concurso comentada #4 – Virologia

Por Brunno Câmara - segunda-feira, junho 16, 2014

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

(IRH/2013/UPENET-IAUPE) O HTLV é um retrovírus da família do HIV. Ele tem em comum a capacidade de:

a) formar um episoma no núcleo da célula hospedeira.

b) infectar linfócitos T auxiliares ou TCD4+ helper.

c) induzir ao aparecimento do sarcoma de Kaposi.

d) levar o paciente a uma imunodeficiência grave.

e) induzir à paraparesia espástica ou mielopatia.

RESPOSTA

Os retrovírus pertencem à família Retroviridae e infectam principalmente animais vertebrados, podendo causar várias doenças como tumores malignos, imunodeficiência e doenças neurológicas.

São exemplos de retrovírus: os vírus da imunodeficiência humana (HIV-1 e HIV-2), o vírus da leucemia de bovinos (BLV), o vírus da imunodeficiência de felinos (FIV) e o vírus linfotrópico humano tipo I e II (HTLV-I/II - Human T Lymphotropic Virus Type I/II).

O HTLV I pertence à subfamília Oncoviridae e foi o primeiro retrovírus a ser isolado em seres humanos. Algumas doenças são associadas a esse vírus: a leucemia de células T do adulto (ATL), a paraparesia espástica tropical/mielopatia associada ao HTLV-I (TSP/HAM), que é uma doença neurológica e a uveíte, que é uma inflamação dos olhos.

Após a descoberta do HTLV-I, um segundo retrovírus foi isolado e denominado HTLV-II - vírus linfotrópico humano tipo II. Esse vírus ainda não foi conclusivamente associado com qualquer condição patológica.

Assim como o HIV, o HTLV-I é um retrovírus que infecta linfócitos T CD4+ maduros. Gabarito letra B.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |