Nova resolução regula a biomedicina em eventos e na internet

Por Brunno Câmara - quinta-feira, julho 24, 2014

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Imagem: OpenPlacement/divulgação

Uma nova resolução publicada neste mês, estabelece a utilização da biomedicina em eventos, como encontros e congressos regionais e nacionais, assim como nas redes sociais. Define também o que é anúncio, divulgação de assuntos, sensacionalismo, autopromoção e tentativas de formar opinião contrária a verdade.

De acordo com a resolução, sites, redes sociais e publicações digitais passam a ser consideradas aparições públicas de biomédicos, estando estes profissionais sujeitos ao código de ética da profissão.

Para tanto, todo profissional que fizer alguma comunicação ou anúncio, terá que informar seu nome completo, especialidade e número de registro.

O biomédico pode prestar informações em meios leigos, dar entrevistas e publicar artigos versando sobre assuntos da saúde pública de fins estritamente educativos, evitando a autopromoção e sensacionalismo.

Outro ponto levantado pela resolução é que agora quem quiser citar os nomes dos conselhos, ou suas siglas, em títulos de artigos/matérias/redes sociais deverá solicitar autorização prévia.

Quem quiser organizar um evento relacionado à biomedicina também deverá solicitar autorização prévia ao órgão federal. Fica vetada a utilização sem aprovação dos termos como:

  • Congresso Nacional de Biomedicina;
  • Congresso Brasileiro de Biomedicina;
  • Congresso Brasileiro e Internacional de Biomedicina;
  • Encontro Nacional de Biomedicina;
  • Encontro Regional de Biomedicina, entre outros.

Ficou estabelecido um prazo de 180 dias para que os biomédicos e empresas se ajustem às determinações da resolução.

Leia a resolução na íntegra aqui.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |