Carta para mim mesmo no primeiro ano de biomedicina

Por Brunno Câmara - sexta-feira, março 06, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Caro Brunno,

Eu sei que escolher uma profissão aos seus 18 anos é difícil. Nesse primeiro ano você está pensando se é isso mesmo o que você quer para seu futuro. Não se preocupe. Você vai descobrir um mundo incrível através da biomedicina. Você vai prestar vestibular para medicina quando estiver no segundo semestre, mas vai descobrir que não era isso que realmente queria.

E vai ser nesse mesmo semestre que você começará um projeto que mudará todo seu futuro. Depois de assistir uma aula e ouvir um comentário de uma professora, você vai tentar achar mais informações sobre a biomedicina, mas vai encontrar pouca informação sobre. Vai então começar um blog, que anos depois vai ser conhecido por muitas pessoas em todo o país. Apesar disso, seja sempre humilde e ajude sempre quem estiver no mesmo lugar em que você já esteve um dia: cheio de dúvidas e indagações.

Muitas vezes você pensará em desistir, mas persista. Vai valer a pena. Pessoas vão criticar, tanto positivamente quanto negativamente. Ouça com atenção e tente tirar o melhor de cada uma dessas críticas. Mas seja você mesmo e não tente agradar todo mundo. É impossível.

Você vai perceber que descobriu um pouco tarde demais o que era necessário para fazer aquilo que queria, durante a graduação. Não se preocupe, há outros caminhos para chegar lá.

Você vai tentar conseguir um estágio extracurricular várias vezes, mas depois de vários “nãos” vai conseguir o melhor estágio que poderia ter conseguido, com biomédicos especiais que vão te ensinar a ser um profissional ético e excelente. O TCC vai dar trabalho; muito trabalho. Mas no final seu grupo vai passar.

Você vai fazer amizades incríveis, com pessoas de vários lugares e, mesmo se às vezes nunca tenham se visto pessoalmente, farão coisas grandiosas juntos. Para um menino que na infância tinha vergonha de cumprimentar alguém, uma coisa que para você era impensável irá acontecer: falar em público em palestras. Mesmo ansioso e nervoso, aceitar os convites vai te deixar mais confiante.

Vidas e futuros dependerão de seu trabalho, e pensar nisso, às vezes, é assustador. Não importa o que pense, você está fazendo um bom trabalho. Acredite em si mesmo. Tudo ficará bem, e oito anos depois você ainda vai amar o que faz.

Com carinho, você do futuro

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |