Alterações eritrocitárias encontradas em pessoas sem baço

Por Brunno Câmara - quinta-feira, maio 14, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


O baço é um órgão linfoide e possui grande quantidade de macrófagos que, através da fagocitose, removem da circulação sanguínea substâncias estranhas, restos celulares e micro-organismos. É responsável também pela destruição de eritrócitos, leucócitos e plaquetas que já atingiram seu período máximo de vida.

Quando o baço é retirado cirurgicamente ou o paciente sofre autoesplenectomia, como no caso de pacientes com anemia falciforme, é possível ver algumas alterações características nas lâminas de hemograma desses indivíduos.

Então, eritroblastos, eritrócitos deformados, pequenos grânulos de ferro ou restos celulares não são mais removidos da circulação e começam a ser encontrados nesses pacientes esplenectomizados.

Howell-Jolly: estrutura densa circular, com borda regular. Corpos de Pappenheimer: inclusões múltiplas com bordas irregulares.

Corpúsculos de Howell-Jolly são pequenos restos nucleares não removidos, presentes nos eritrócitos. Normalmente, eles seriam removidos pelos macrófagos do baço, mas pela ausência do órgão, eles permanecem. Hemácias em alvo também são encontradas.

Outro achado são os corpos de Pappenheimer. São grânulos de ferro depositados nas mitocôndrias dos glóbulos vermelhos em maturação, que não foram incorporados nas moléculas de hemoglobina. Eles também se acumulam no sangue periférico, pois não são removidos. São encontrados também em intoxicação por metais pesados.

Curiosamente, a contagem de plaquetas também aumenta. Isso por que, normalmente, o baço armazena 30% das plaquetas do nosso corpo. Sem um lugar para ficar, elas permanecem na circulação.

SASAKI, D. B. Alterações congênitas das plaquetas: revisão literatura. Brasília: Hospital Regional da Asa Sul, 2010. viii, 57f. | www.pathologystudent.com

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |