Parasitoses que causam eosinofilia

Por Brunno Câmara - sábado, maio 30, 2015

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


O aumento do número absoluto (>500/uL) de eosinófilos é denominado eosinofilia, ou eosinocitose. A eosinofilia participa de resposta imune às parasitoses, em que linfócitos T são estimulados pelos antígenos exógenos e secretam IL-5, que serve como uma estimuladora de eosinófilos (eosinofilopoetina). 

Confira a seguir as principais parasitoses que cursam com eosinofilia. 

A eosinofilia em infecções por Ascaris lumbricoides, Necator americanus, Ancylostoma duodenale e Strongyloides stercoralis é muito frequente no Brasil. Todos esses parasitas fazem ciclo pulmonar e podem causar a síndrome de Loeffler, que é caracterizada pelo acúmulo de eosinófilos nos pulmões em resposta à infecção parasitária. 

Depois, a eosinofilia é diretamente proporcional ao tamanho da carga parasitária. Se houver grande número de parasitas, a eosinofilia pode chegar a mais de 50.000/uL. Ancilostomídeos e S. stercoralis também provocam anemia.


Eosinofilia em infecções por Enterobius vermicularis e Trichuris trichiura é incomum. 

Todos nematódeos teciduais causam eosinofilia, geralmente em quantidade superior a 2.000/uL. Nesse grupo estão Trichinella spiralis e Toxocara canis/catis. Ancylostoma brasiliense e caninus, causam larva migrans cutânea e, caso façam ciclo pulmonar, provocam eosinofilia. Wuchereria bancrofti causa eosinofilia constante. Taenia saginata e T. solium, se estiverem solitárias no intestino, podem causar eosinofilia moderada e inconstante. O mesmo acontece na cisticercose e no cisto hidático (Echinococcus granulosus). 

Durante a dermatite e na síndrome febril causada pelo Schistosoma mansoni a eosinofilia está presente. Quando está localizado nos tecidos, com hiperesplenismo e pancitopenia, o aumento de eosinófilos é inconstante.

Entre os protozoários, somente Dientamoeba fragilis e Isospora belli provocam eosinofilia.



Referência
A. V. Hoffbrand; P. A. H. Moss. Fundamentos em Hematologia. Artmed, 6ª ed., 2012. (Tradução: Renato Failace)

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |