Microbiologista recria obra de Van Gogh com bactérias

Por Brunno Câmara - sábado, fevereiro 13, 2016


Precisando de conteúdo para complementar seus estudos?
Conheça os Kits de Estudo Biomedicina Padrão: biomedicinapadrao.com.br/kits


Essa obra de arte foi feita pela microbiologista Melanie Sullivan, que participou da primeira competição de arte em ágar da American Society for Microbiology.

Sullivan recriou uma das obras de arte mais famosas do mundo, A Noite Estrelada (The Starry Night), de nada mais nada menos que Vincent van Gogh.

O ágar utilizado como tela foi o BBL’s CHROMagar Orientation. Cromógenos no ágar, quando hidrolizados por enzimas específicas, liberam substâncias que permitem a visualização das bactérias em cores diferentes.

A cor marrom é da bactéria Proteus mirabilis; a branca, Acinetobacter baumannii; a azul-esverdeada, Enterococcus faecalis; e a azul escura, Klebsiella pneumoniae.

Fonte: American Society for Microbiology | Imagem: Melanie Sullivan

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.

  • Compartilhar:

Artigos relacionados

0 comentários