Fiocruz cria curso online na área de bioinformática

Por Brunno Câmara - terça-feira, dezembro 27, 2016

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.

Curso de Bioinformática Fiocruz

Pesquisadores e estudantes de qualquer lugar do mundo que tenham interesse na área de bioinformática poderão se inscrever, a partir de janeiro de 2017, no curso Princípios e Tendências em Genômica e Biologia Computacional.

Trata-se de uma disciplina online em nível de pós-graduação, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa de Informática em Biossistemas da Fiocruz Minas, em parceria com pesquisadores do Instituto Pasteur. O curso, oferecido em idioma inglês, será disponibilizado, gratuitamente, na Plataforma Pasteur.

O curso é composto por quatro módulos que abordam diversos aspectos da bioinformática, incluindo estrutura e organização do genoma, introdução ao Linux, além de tópicos mais avançados como transcriptômica e proteômica.

O conteúdo será apresentado por meio de aulas de vídeo, leitura recomendada, exercícios e, em alguns módulos, serão disponibilizados ainda links externos e atividades complementares.

Com duração estimada de 30 horas, o curso será aberto como um MOOC que, em português, significa curso online aberto e massivo.

A principal característica dessa modalidade é que, embora o conteúdo possa ser acessado a qualquer momento, há tarefas que devem ser realizadas semanalmente. Dessa forma, ao se inscrever, o aluno receberá um cronograma e um calendário que o ajudarão a acompanhar o processo.

Outra característica do MOOC é que o curso é totalmente autoinstrucional e, dessa forma, não há monitoria. Assim, em cada sessão disponibilizada, o aluno encontrará um resumo, nome do instrutor, além de diretrizes sobre como navegar e acessar o conteúdo.

Link para o curso na Plataforma Pasteur

Fonte: agencia.fiocruz.br

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |