Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:
- Hematologia básica clique aqui
- Anemias clique aqui
- Onco-hematologia clique aqui
- Interpretando o hemograma clique aqui
- Curso de Hematologia (10% off) clique aqui
- Preparatório de Análises Clínicas para Residência e Concurso clique aqui
Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.
O tecido muscular é um dos quatro tipos de tecidos primários do corpo humano, existindo três tipos desse tipo de tecido:
- Músculo esquelético;
- Músculo liso;
- Músculo cardíaco.
Eles têm algumas propriedades em comum: todos possuem excitabilidade, visto que suas membranas plasmáticas podem mudar seu estado elétrico (de polarizado para despolarizado) e enviar uma onda elétrica chamada de potencial de ação por todo o comprimento da membrana.
O músculo esquelético depende da sinalização do sistema nervoso para funcionar adequadamente. Já os músculos liso e cardíaco podem responder também a outros estímulos como hormônios e estímulos locais.
Contração
A contração (encurtamento) começa quando uma proteína chamada actina é puxada por uma proteína chamada miosina.
Isso ocorre no músculo estriado (esquelético e cardíaco) após a exposição de sítios de ligação específicos na actina ficarem expostos em resposta à interação entre os íons de cálcio e proteínas (troponina e tropomiosina) que protegem esses sítios de ligação da actina.
O cálcio é necessário para a contração do músculo liso, apesar de ter um papel diferente: aqui, o cálcio ativa enzimas que, por sua vez, ativam a miosina.
Todos os músculos precisam de adenosina trifosfato (ATP) para continuar o processo de contração, e todos relaxam quando o cálcio é removido e os sítios de ligação da actina são protegidos novamente.
Um músculo pode retornar ao seu comprimento original quando relaxado graças a uma propriedade chamada elasticidade.
Fibras
Diferenças entre os três tipos de músculos incluem a organização microscópica de suas proteínas contráteis: actina e miosina.
Elas são organizadas de forma regular no citoplasma de células musculares individuais (chamadas de fibras) nos músculos esquelético e cardíaco, o que cria padrões chamados estriações.
- Músculo esquelético - as fibras são multinucleadas;
- Músculo cardíaco - cada fibra tem um ou dois núcleos e são fisicamente e eletricamente conectadas umas às outras para que o coração contraia como uma unidade;
- Músculo liso - as fibras possuem apenas um núcleo, e seu citoplasma uma aparência uniforme e não estriada.