Pickcells - microscópio automatizado que usa inteligência artificial

Por Brunno Câmara - domingo, novembro 03, 2019

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Já pensou juntar o exame parasitológico de fezes e uroanálise com inteligência artificial? É o que a Pickcells faz.

A Pickcells é uma startup de Recife, e é oriunda da tese de mestrado do André Caetano, que é engenheiro da computação, co-founder e o cientista chefe.

A Pickcells é uma plataforma baseada em visão computacional, viabilizando pesquisas e possibilitando um diagnóstico automatizado, mais rápido, preciso e eficiente de doenças infecciosas, em tempo real e com baixo custo.

A startup oferece uma solução que propicia a otimização e simplificação da rotina de trabalho, redução de custos e até a preservação da saúde do quadro funcional, em laboratórios de análises clínicas e demais serviços de saúde.

Como funciona

Através da plataforma é possível realizar diversas linhas de pesquisa e customizar soluções para diferentes aplicações da microscopia.

Um microscópio automatizado captura imagens na lâmina preparada, analisa a amostra, e envia para a nuvem, onde a inteligência artificial da Pickcells busca identificar objetos e padrões, de acordo com o exame a fim de concluir o diagnóstico em tempo real.


Nenhum reagente ou kit específico é requerido pelo equipamento. O diagnóstico é disponibilizado em arquivo PDF em uma plataforma web e integrada diretamente com o software do laboratório.

A primeira versão do Pickcells - AC, trata-se de um laboratório básico de análises clínicas em apenas um equipamento.

Ele realiza a sedimentoscopia urinária, a diferenciação das células sanguíneas e é o primeiro equipamento automatizado do mercado que realiza o exame parasitológico completo (contagem e identificação de ovos, trofozoítos e protozoários).

Atualmente são utilizadas as técnicas Kato-Katz e Hoffman-Pons-Janer.



"Dessa forma apoiamos e tornamos mais acessível a montagem de um laboratório de análises clínicas para pequenos empreendedores em todo o Brasil", afirma Mireli Sanrego, biomédica que faz parte da equipe.

Ficou curioso para saber mais? Acesse o website da Pickcells www.pickcells.bio ou mande um e-mail para eles hello@pickcells.bio

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |