Ministério da Saúde convoca Biomédicos para capacitação obrigatória

Por Brunno Câmara - quinta-feira, abril 02, 2020



📚🔬 Apostilas e Livro Digitais

Utilize nossas apostilas digitais como material complementar aos seus estudos - hematologia, uroanálise, parasitologia e líquor.



Em 03 de fevereiro de 2020, o Ministério da Saúde decretou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, em decorrência da infecção humana pelo novo coronavírus, COVID-19.

Uma das medidas, em caráter emergencial, para mitigar a COVID-19 é voltada ao recrutamento e a capacitação dos profissionais de saúde registrados nos Conselhos Profissionais de Saúde.
A ação chama-se "O Brasil Conta Comigo - Profissionais da Saúde".

Para isso, o Ministério da Saúde pediu que o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) disponibilize a base de dados contendo o cadastro dos profissionais.

Com isso, todos os profissionais registrados nos CRBMs devem acessar o formulário, cadastrar-se e realizar a capacitação OBRIGATÓRIA.

Link para cadastramento: https://registrarh-saude.dataprev.gov.br/

Obs.: o site para cadastro está instável, provavelmente pelo grande número de acessos.


Depois da finalização do cadastro, o profissional será direcionado a um link para acesso a capacitação obrigatória nos protocolos oficiais de combate ao coronavírus (COVID-19), aprovados pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública.

Os profissionais devidamente cadastrados e capacitados junto ao Ministério da Saúde poderão ser requisitados por estados, municípios ou Distrito Federal para atuar na assistência aos usuários do SUS, em todos os níveis de atenção, no enfrentamento da atual emergência de saúde pública.

Referências

Ofício circular nº 5/2020/DEGTS/SGTES/MS (link).

Portaria MS nº 639, de 31 de março de 2020 (link).

CFBM. Ministério da Saúde capacitará biomédicos para ações de combate à COVID-19 (link).

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (área de concentração: virologia). Coordenador e docente do curso de pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da AGD Cursos. Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @brunnocamara |