Residências em Saúde receberão mais investimento e apoio do Ministério da Saúde

Por Brunno Câmara - quinta-feira, julho 15, 2021

Antes de continuar a leitura do texto, quero te convidar para conhecer meus cursos:

Continue agora com a sua leitura do texto. Espero que goste.


Foi lançado hoje, quinta-feira (15), pelo Ministério da Saúde, o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.

O Plano oferecerá investimento por parte do Ministério da Saúde de R$ 258 milhões, inclusive para apoio na abertura de novos programas de residência no país.

Como consequência, podemos esperar um aumento tanto na oferta do número de vagas quanto do valor da bolsa de residência.

O Plano beneficiará os residentes, preceptores, gestores de programas de residência em saúde e as instituições que já possuem ou querem oferecer a residência.

Pela primeira vez, os preceptores (profissionais que ensinam os residentes) irão receber bolsas como forma de incentivo pela importante atividade que exercem.

Ações estratégicas

Serão realizadas ações de capacitação e qualificação profissional de residentes, preceptores e gestores de programas de residência em saúde.

Isso ocorrerá por meio de cursos, seminários, apoio à produção científica e outros processos formativos.

Ainda, os preceptores serão alvos de ações de fortalecimento da capacidade técnica, da produção científica e da integração entre ensino e serviço.

Além disso, as instituições receberão mais apoio na elaboração de projetos de residência em saúde e na condução de processos administrativos para a criação, reativação ou reestruturação de programas de residência.

Referências

Ministério da Saúde. Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde. Acesso em julho/2021.

Agência Brasil. Ministério da Saúde lança plano que vai criar mais vagas de residência. Acesso em julho/2021.

Brunno Câmara Autor

Brunno Câmara - Biomédico, CRBM-GO 5596, habilitado em patologia clínica e hematologia. Docente do Ensino Superior. Especialista em Hematologia e Hemoterapia pelo programa de Residência Multiprofissional do Hospital das Clínicas - UFG (HC-UFG). Mestre em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (imunologia, parasitologia e microbiologia / experiência com biologia molecular e virologia). Criador e administrador do blog Biomedicina Padrão. Criador e integrante do podcast Biomedcast.
| Contato: @biomedicinapadrao |